Pages

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Jovens reeducandos atendidos pela Fundac serão contemplados com Cursos profissionalizantes


Um convênio assinado na manhã desta quarta-feira (22) entre o Governo do Estado – através da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente – e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai - irá contemplar adolescentes e jovens em conflito com a lei atendidos pela FUNDAC e seus familiares com cursos de Iniciação Profissional. A solenidade de assinatura do convênio aconteceu na Governadoria e contou com a presença da governadora Rosalba Ciarlini; do presidente da FUNDAC, Getúlio Neto; do diretor regional do Senai, Afonso Avelino Dantas Neto; entre outras autoridades.

Durante a solenidade, dois adolescentes que cumprem medida sócia educativa em unidades do Ceduc agradeceram a Governadora à iniciativa de oferecer os cursos profissionalizantes. “Vim aqui pessoalmente Governadora agradecer, pois estou muito feliz por saber que vou aprender muitas coisas e vou poder voltar a viver com a sociedade novamente”, disse LM, de 16 anos.
A governadora Rosalba Ciarlini cumprimentou os adolescentes e mandou um recado para os colegas deles. “Diga a eles que podem ter certeza de uma coisa: de que a vida é muito boa principalmente quando vivida em paz e longe das drogas”. A Governadora reforçou a importância de se promover os cursos profissionalizantes aos jovens em conflito com a lei. “Eles tem o direito e merecem uma oportunidade. Quando existe vontade, fica muito mais fácil vencer os obstáculos”, concluiu.

Inicialmente serão oferecidas 140 vagas aos jovens internos dos Ceducs (Centros Educacionais) que tenham no mínimo Ensino Fundamental completo. São sete cursos: três na área de alimentos (panificação, pastelaria e confeitaria), dois área têxtil (costura industrial e manutenção de máquinas da industria têxtil), além de introdução à informática e curso de pintor predial. Os cursos terão duração de aproximadamente 140 h.

“Esse convênio vai oferecer cursos profissionalizantes em diversas áreas aos jovens adolescentes em conflito com a lei, para seus familiares e egressos do sistema para proporcionar a eles um futuro melhor, porque não adianta só os jovens, quando cometem um delito, serem levados para um unidade do Ceduc. Temos que dá uma oportunidade para quando eles saírem, não voltem a cometer novos delitos”, disse Getúlio Neto.

“A educação é a base de tudo. Um país desenvolvido tem que começar pela educação. Os cursos representarão um mudança substancial na vida desses adolescentes, que terão uma profissão e poderão ingressar no mercado de trabalho”, explicou o diretor regional do Senai, Afonso Avelino Dantas Neto.

As inscrições serão feitas nas próprias unidades do Cenduc pelos técnicos da Fundac. Os cursos também poderão extensivos a familiares e egressos do sistema, dependendo do preenchimento das vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário