Foi aberta oficialmente, na manhã deste sábado (08), a décima nona edição dos Jerninhos, os Jogos Escolares do Ensino Fundamental do Rio Grande do Norte. A abertura reuniu atletas, educadores físicos e familiares, no ginásio do Colégio Henrique Castriciano, e contou com a presença do secretário adjunto da Educação do Estado, professor Joaquim Oliveira, do coordenador de Esporte Escolar da SEEC, Gileno Souto, do secretário adjunto de Esporte do Estado, Giovanni Ferreira, e do coordenador de Educação Física, da secretaria de Educação de Natal, João Pessoa.
A corrida simbólica com a tocha olímpica foi realizada pela atleta de capoeira, Sara Nascimento, da Escola Estadual Ilka de Moura, acompanhada pelo nadador Lucas Maciel, do Colégio das Neves, campeão brasileiro recordista das Olimpíadas Escolares 2012, dos 100m peito, categoria de 12 a 14 anos. Já o juramento do atleta foi feito pelo jogador de tênis de mesa, Pedro Henrique de Souza, do Centro Educacional Henrique Castriciano. Ele foi acompanhado pelo jogador de xadrez, Franciso Allyson da Silva, que estuda na mesma escola, e conquistou o primeiro lugar nas Olimpíadas Escolares 2012, categoria 12 a 14 anos, além de ser tetracampeão dos Jerns.
Em sua fala, representando a secretária estadual de Educação, Betania Ramalho, o secretário adjunto, professor Joaquim Oliveira, falou que é uma alegria participar de um momento lúdico, prazeroso e motivacional como a abertura dos Jerninhos. “Aqui estão os futuros atletas que participarão dos Jerns e representarão o nosso estado pelo país e mundo afora. Além disso, ocupando as nossas crianças com o esporte estamos garantindo um desenvolvimento melhor e com menos riscos de envolvimento com o que é errado. Essa é uma obrigação de qualquer gestor.”
Além do desfile das delegações, da corrida simbólica do fogo e do juramento do atleta, a festa de abertura foi marcada também pela apresentação do mágico natalense Rian, que já se apresentou em programas nacionais de televisão e fez a alegria das crianças e dos pais que marcaram presença. Logo após o final da cerimônia, foram iniciadas as competições de Futsal, no mesmo local. Ao mesmo tempo, no ginásio do Colégio Maristela, foram iniciadas as disputas do Judô, e na Facex, começaram as provas da natação.
Ainda nesse sábado (08), houve disputas de Voleibol, no ginásio do Colégio Contemporâneo Potilândia, Basquete, no ginásio do CEI Mirassol, e Tênis de Mesa, no Henrique Castriciano. Neste domingo, (09), haverá disputas no Karatê (CAIC Lagoa Nova), Natação (Colégio FACEX ) e a continuidade do Futsal (CAIC Lagoa Nova).
1.600 atletas, de 83 escolas estaduais, municipais e privadas foram inscritos, em 16 modalidades. São elas: Atletismo, Basquete, Capoeira, Futsal, Futebol, Handebol, Judô, Karatê, Ginástica Artística, Queimada, Natação, Tênis de Mesa, Takedown, Voleibol, Xadrez e Badminton, que foi incluída esse ano.
A competição é dividida em duas categorias. A categoria I, que envolve alunos com idade entre 8 e 9 anos, é realizada na forma de festival esportivo, onde não há competição e todos os atletas recebem medalhas. Já a categoria II envolve atletas de 10 a 11 anos, com disputa de medalhas.
Segundo o coordenador de Esporte Escolar, da Secretaria de Estado da Educação, Gileno Souto, todas as disputas acontecerão até o dia 23 de junho, sempre nos finais de semana, para não prejudicar o calendário letivo das escolas. A programação completa dos jogos está disponível no hotsitehttp://codesp.educacao.rn.gov.br.
Outras imagens do primeiro dia de competições estão disponíveis na página da Assecom Educação no Flickr:
http://www.flickr.com/photos/78375641@N05/sets/72157634009528331/
Nenhum comentário:
Postar um comentário