Pages

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Carlos Augusto Maia promove sessão solene em homenagem aos 50 anos da Barreira do Inferno

O deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) promove uma sessão solene na Assembleia Legislativa do RN, nesta terça-feira (27), às 10h, para marcar a comemoração dos 50 anos do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

Criado em 12 de outubro de 1965, o Centro é um dos principais atrativos turísticos do Litoral Sul do Estado. Atualmente, é o segundo ponto mais visitado do RN, recebendo 100 mil visitantes, por ano.

A “Barreira do Inferno” tem a missão institucional de executar e prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de suas cargas úteis. Além disso, também executa os testes, experimentos, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico relacionados com a política nacional de desenvolvimento das atividades espaciais.

Ao longo desses 50 anos, foram lançados mais de três mil engenhos aeroespaciais para instituições nacionais e estrangeiros. Dentro da missão destaca-se, ainda, o acordo internacional com a agência espacial europeia para rastreamento dos veículos Ariane, Soyuz e Vega lançados a partir do centro espacial Guianês, totalizando mais de 20 operações com a participação do CLBI.

Completos 50 anos de trabalhos em prol do programa espacial, o CLBI confirma a sua operacionalidade certificada pela norma ISO 9001, e pelo reconhecimento da excelência nas atividades executadas e materializadas por cinco selos de excelência, diferenciando a gestão dos processos e garantindo a qualidade no desenvolvimento da atividade aeroespacial brasileira. O Centro projetou a cidade de Natal no cenário científico mundial e escreve uma significativa página na história da terra potiguar, para qual proporcionou o codinome de “Capital Espacial do Brasil”.

Nenhum comentário: