Pages

sábado, 11 de junho de 2016

Gestão do Turismo é discutida na UERN

ruy gaspar - uernAs principais estratégias de gestão no turismo estadual, avanços do setor e conquistas foram destaques da mesa redonda que fez parte do I Seminário de Inovação e uso de Tecnologias no Turismo, promovido pela UERN – Universidade do Estado do RN, com participação do secretário de Estado do Turismo, Ruy Gaspar.

Durante sua explanação, o secretário falou para alunos, professores da área de turismo e profissionais do trade, traçando uma retrospectiva do trabalho que vem sendo realizado no último um ano e meio de gestão à frente da pasta. O equilíbrio no orçamento, com cortes de despesas, principalmente relacionados a alugueis, e consequente mudança da SETUR RN e Emprotur para o Centro de Convenções, foi uma das primeiras ações juntamente com a arrojada decisão do Governador Robinson Faria que reduziu o ICMS do querosene da aviação, viabilizando desta forma maior fluxo aéreo no Estado.

“Mesmo com um ano economicamente difícil para todo o país, o RN conseguiu avançar tomando medidas efetivas para alavancar o turismo, que sabemos ser uma das atividades estruturantes para a economia do RN, portanto, economizar com o que não era necessário e abrir oportunidade para a retomada dos voos foram passos significativos para começar”, relata Ruy Gaspar.

E realmente foi só o começo, o secretário pontuou ainda as articulações com a maior operadora da América Latina, CVC Viagens, para reposicionar o RN entre os três principais destinos do país, os voos internacionais reconquistados, a participação em todas as feiras nacionais e principais internacionais, os esforços para promover os cinco polos turísticos com foco na interiorização do turismo, as publicidades estratégicas em aeroportos, sobre o suporte para criação do Geoparque Seridó, sobre o Projeto Cidade Viva, e por fim, sobre o otimismo e as potencialidades do RN para receber o HUB da Latam.

“Tecnicamente temos as melhores condições para a instalação do Hub da Latam; somos confiantes que o RN sairá vitorioso nessa disputa”, fala de maneira positiva o secretário.

A mesa redonda contou ainda com a apresentação do professor da UFRN do curso de pós-graduação em turismo, Dr. Luiz Augusto Machado Mendes. O assunto da explanação foi voltado para as novas tecnologias com aplicabilidade para o turismo. O professor compartilhou cases de sucesso de companhias aéreas em uso de aplicativos e plataformas digitais, falou sobre a relevância e as mudanças causadas pela internet no setor; mostrou experiências com utilização de QR Code em atrações turísticas e apresentou em primeira mão o aplicativo Guia Natal que poderá ser usado por turistas e trará informações sobre destinos, bares, restaurantes, hotéis, passeios pela cidade.

Nenhum comentário: