Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

EMPARN VAI INSTALAR ESTAÇÃO METEOROLÓGICA EM ASSÚ

EstaoA Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) vai instalar uma estação meteorológica no município de Assú. A informação foi dada nesta sexta-feira, 28 de janeiro, pelo diretor de meteorologia da entidade, Gilmar Bristot, ao prefeito Ivan Júnior e ao secretário de Desenvolvimento Rural, Paulo César de Brito.

“Algumas questões burocráticas andaram atravancando a concretização deste projeto, mas vamos restabelecer as conversações com este objetivo entre a Emparn e a administração municipal”, endossou o meteorologista. O secretário Paulo Brito ficou feliz com a notícia do técnico e reiterou o compromisso da gestão municipal com o empreendimento. Ele enfatizou que o prefeito Ivan Lopes Júnior desde o princípio solidarizou-se com a iniciativa que dotará o município de uma importante ferramenta para o monitoramento climatológico de toda a região.

O local onde a estação será montada está localizado no 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A escolha do local foi durante uma visita de técnicos da Emparn e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), acompanhados pelo geólogo do município, dia 09 de agosto do ano passado. A área dentro do 10º BPM se mostrou a mais viável para acolher o projeto, dentre os diversos locais visitados. A estação meteorológica será inteiramente automatizada e alimentada energeticamente por luz solar.

Praticidade

Paulo Brito disse que a implantação de tal empreendimento em Assú será de grande utilidade e dará uma importante contribuição as ações do poder público na agricultura e outros setores. Ressaltou ainda o fato de o município se constituir numa cidade-pólo da região, enfatizando que a presença da estação meteorológica será relevante, consequentemente, para os demais municípios circunvizinhos. As estações meteorológicas são dotadas de sensores eletrônicos para medição de variáveis de temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, vento, precipitação pluviométrica, alcance visual de pista (visibilidade), altura de nuvens até 1.500 metros, cobertura de céu nublado e outras funções.

Fotos – Estação/Gilmar Bristot (reprodução) /Paulo Brito (David Eudes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário