Pages

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SITUAÇÃO DOS AÇUDES DE TANGARÁ PREOCUPA DEFESA CIVIL

Máquinas do DER foram enviadas para fazer obras nas paredes dos açudes Gaspar e Guarita.

Depois de Jucurutu, onde cerca de 135 famílias estão desalojadas por causa das chuvas, a estrutura das paredes dos açudes que abastecem o município de Tangará, é a maior preocupação da Defesa Civil no Estado.

Em entrevista na manhã de hoje (27), ao Jornal 96, o secretário de Justiça e Cidadania do Governo do Estado, Thiago Cortez, afirmou que o Departamento de Estradas e Rodagens enviou máquinas para trabalhar no local e evitar o rompimento.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Diógenes Dantas - Ontem junto com a governadora Roszalba Ciarlini, e o prefeito de Jucurutu, Júnior Queiroz, o senhor esteve sobrevoando a área atingida pelas chuvas. Como está a situação naquela cidade?

Thiago Cortez – Nós tivemos um encontro com a população e a governadora, imediatamente, anunciou um convênio emergencial para o envio de recursos aos desalojados de Jucurutu. Também anunciamos a entrega de 10 toneladas de alimentos que conseguimos junto a CONAB. Acredito que ainda hoje entregaremos não só esses alimentos, como também roupas, colchões e lençóis. Ontem a água já tinha baixado, cerca de 1 metro, mas as famílias ainda precisam de assistência.

Foto:Elisa Elsie \ Assessoria do governo

DD – Qual o número de desalojados?

TC – Ontem a Secretaria de Ação Social de Jucurutu, me passou um dado de 604 pessoas, o que representa 135 famílias. Muita gente que perdeu seus objetos. Teve um senhor que perdeu em torno de R$ 100 mil em mercadoria no seu comércio. É uma situação muito triste, e que a Defesa Civil já tinha ido lá fazer a vistoria.

DD - Além de Jucurutu, que outras áreas preocupam o Governo do Estado, e merecem a atenção redobrada da Defesa Civil?

TC - Desde a semana passada nós estamos trabalhando de forma preventiva. Temos um relatório do município de Açu, de Ipanguaçu, do Vale do Apodi, da região de Tangará que hoje é a mais preocupante. No entanto, as máquinas do DER já estão lá para fazer obra nas paredes dos Açudes Gaspar e Guarita, e ontem também fomos em São Paulo do Potengi para fazer um relatório preventivo. Mas, sem dúvida, hoje a situação mais urgente é a assistência ao povo de Jucurutu. As outras regiões estão sendo monitoradas e agora só depende das chuvas que vierem.

fonte:nominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário