Pages

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Vereadores de Natal discutem Saúde do Trabalhador

A Câmara Municipal de Natal realiza nesta quarta-feira (23) uma audiência pública para debater “a saúde do trabalhador”. O debate foi proposto pela Frente Parlamentar Municipal do Trabalho, através do presidente da Frente, o vereador George Câmara (PCdoB). A audiência objetiva discutir diversos temas ligados à saúde do trabalhador, entre tantos, a ausência da notificação compulsória – SINAN, a falta de assistência médica na Rede Básica de saúde, a formação dos profissionais de saúde do trabalhador, a implantação da vigilância de saúde do trabalhador e os recursos destinados para política do trabalhador. O encontro ocorre a partir das 08h30min no Plenário Érico Hackradt e reunirá especialistas diretamente ligados a temática, além de trabalhadores interessados em discutir o problema comum ao meio profissional no qual convivem.

De acordo com a representante da Associação dos Portadores de Lesões por Esforços Repetitivos (Ler) e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (Dort), Geolípia Jacinto, a audiência ajuda a esclarecer e divulgar os problemas decorrentes de um ambiente profissional insalubre e que interferem não só no trabalho mas também na vida de inúmeras famílias, pois as lesões obtidas no serviço modificam o ambiente doméstico, sejam através das dificuldades físicas ou até mesmo psicológicas que podem surgir no seio familiar. “O apoio conjunto na prevenção e tratamento dos portadores de doenças do trabalho é essencial. Bem como difundir uma política de assistência e a mudança de comportamento do empregador no enfrentamento deste problema torna-se cada vez mais indispensável”, frisa Geolípia.

Para o vereador George Câmara, é imprescindível a luta por condições de trabalho dignas aos trabalhadores. George assumiu a presidência da Frente Parlamentar do Trabalho no último dia 19 e tirou como uma das diversas metas do Fórum, a realização de audiências públicas que debatam temas ligados diretamente ao cotidiano do trabalhador natalense. Como presidente da Frente Parlamentar Municipal do Trabalho, instituída através da Resolução nº 00371/2009, George espera desenvolver ações para a criação e a preservação de postos trabalho e geração de renda para a população de Natal. “É fundamental integrarmos à agenda do município uma luta constante a favor de direitos elementares dos trabalhadores. Neste sentido, a audiência pública sobre a saúde do trabalhador confirma-se como pontapé inicial para o calendário de atividades e ações que a Frente Parlamentar de Trabalho realizará a partir de agora”, coloca George

Nenhum comentário:

Postar um comentário