Pages

terça-feira, 22 de novembro de 2011

GOVERNO DO RN E PGE DISCUTEM SUSTENTABILIDADE PARA A COPA 2014 EM OFICINA PROMOVIDA NESTA QUARTA-FEIRA

Nesta quarta-feira (23), o auditório do Sebrae sedia um importante evento com vistas ao Mundial de futebol 2014, que será disputado no Brasil. Até a quinta-feira (24), representantes públicos e privados discutem a sustentabilidade para a Copa do Mundo no Brasil com a realização da Oficina de Pegada de Carbono. O encontro é promovido pelo Governo do RN, Procuradoria Geral do Estado, Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 (Ctmas/RN) e Sebrae.

A oficina é fruto da parceria entre os governos Federal e da Inglaterra, com participação da Useful Simple Projects (USP), empresa que prestou consultoria ao governo londrino para as Olimpíadas de 2012. No Brasil, a USP trará o know-how sobre como poderá ser trabalhada a pegada de carbono no país para viabilizar planos de ação visando a redução da emissão de gases.
A pegada de carbono é uma forma de medir impacto causado pelas ações da população no meio ambiente, identificando a quantidade de CO² produzida no dia-a-dia. Assim, ela ajuda a promover as mudanças necessárias para combater os problemas ecológicos do planeta, através da redução no fluxo de veículos com maior utilização de um transporte público eficiente; a economia de energia, tanto em residências quanto em áreas públicas, entre outras ações.

A abertura da oficina terá a presença do embaixador britânico no Brasil, Alan Charlton, que fará a palestra de abertura, dos secretários de estado e do município, assim como de representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Esporte. Participarão da oficina integrantes do poder público, universidades, empresas privadas e terceiro setor, além da Câmara Temática Estadual.

A Câmara Temática Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014 é um instrumento de governança vinculado à Câmara Temática Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Mundial e foi criado em fevereiro de 2011. O Ctmas/RN conta com parceria de 60 instituições entre elas o Sebrae, Fiern, OAB/RN, Ibama, ABIH, Abrasel, UFRN, UnP, Infraero, OAS/Arena das Dunas, Sinduscon, Codern, IFRN, Fucern, entre outros.

De acordo com a procuradora do estado e coordenadora do Ctmas/RN, Marjorie Madruga, a Câmara Temática está estruturada em seis grupos de trabalho: GT Mudanças Climáticas, Copa Orgânica e Sustentável, Resíduos e Reciclagem, Infra-estrutura, Turismo e Serviços e Áreas Verdes. Cada grupo de trabalho tem focos específicos.

LEGADO DA COPA
A coordenadora do Ctmas/RN destacou que os grupos de trabalho tendem a continuar as ações mesmo após o encerramento da Copa do Mundo de 2014. Isso porque as atividades trabalham com a conscientização da população em relação à questão ambiental e sustentabilidade. “O nosso objetivo é fazer dessa uma copa verde. Esse será o maior legado que a Copa deixará para o Estado”, adiantou Marjorie Madruga. ”Temos potencial para crescer muito, mas para isso temos que ter um planejamento. O evento no próximo dia 23 e 24 trabalha justamente nessas questões”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário