Pages

quinta-feira, 22 de março de 2012

Desempenho do Governo do RN para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 agrada Ministro do TCU

Visita arena das dunas_Demis Roussos (18)“O TCU está aqui para orientar, atuando com rigor e transparência. Atributos estes que estão sendo apresentados pelo governo do Rio Grande do Norte e que devem servir de exemplo para outros estados”, declarou o ministro do Tribunal de Contas da União e relator das obras da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, Valmir Campelo, durante a visita à Arena das Dunas, na manhã desta quinta-feira (22). O ministro estava acompanhado de uma comitiva do TCU e de integrantes de Tribunais de Contas do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais.

O Ministro disse estar bastante satisfeito com o que encontrou no canteiro de obras do estádio que sediará quatro jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 na capital potiguar. “Estamos acompanhando as obras continuamente, desde 2011 e não vamos avaliar os estádios através de comparações. Cada obra tem seu cronograma específico e suas particularidades. O fato de uma obra ter começado depois, não significa que está atrasada”, destacou.

Valmir Campelo também esclareceu que o relatório divulgado pelo TCU que alertava sobre o risco de alguns estádios da Copa se transformarem em elefantes brancos, incluindo a Arena das Dunas e o Estádio Nacional de Brasília, na verdade foi baseado em um estudo preliminar. “Esse foi um dos nossos primeiros relatórios, feito no início das obras, com o objetivo de chamar a atenção dos gestores para que sejam desenvolvidas ações de promoção de eventos diversificados nos estádios, não se limitando apenas a jogos de futebol”, disse.

Acompanhado da governadora Rosalba Ciarlini e demais membros do TCU e TCE (Tribunal de Contas do Estado), o ministro assistiu ainda à apresentação do cronograma detalhado das obras do estádio e também das obras de mobilidade do governo do RN, realizada pelo secretário da Secopa-RN, Demétrio Torres.

O secretário apresentou o processo de construção do estádio, que já se encontra com 20,56% do total da obra concluída. Até o momento, estão sendo feitas as etapas de fundação, que já se encontram 50% concluídas, e da superestrutura, com cerca de 4% do total já executado.

A governadora Rosalba Ciarlini destacou o avanço no cronograma da Arena das Dunas. “A previsão de conclusão da etapa das fundações era para agosto. Mas esta fase já ficará pronta em maio. Estamos avançando no cronograma das obras, não somente do estádio, como também de mobilidade. Das três obras onde o governo do Estado é responsável, duas já estão contratadas e uma delas, a do prolongamento da Prudente de Morais, está sendo tocada com recursos próprios”, disse a governadora.

A agenda do ministro Valmir Campelo em Natal incluiu também uma visita às obras do prolongamento da Avenida Prudente de Morais e no período da tarde, uma reunião com conselheiros dos Tribunais de Contas do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, no plenário do TCE/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário