Pages

quarta-feira, 28 de março de 2012

Governadora enaltece cultura e diz que teatro estadual será restaurado

Solenidade de Inauguração da Escola de Artes de Mossoró, com aula inaugural do ator Stênio Garcia.Foto Carlos Costa (14)

A estrutura cultural existente em Mossoró, que já conta com o Teatro Estadual Lauro Monte Filho e o Teatro Municipal Dix-huit Rosado, ganhou um reforço nesta terça-feira (27) com a inauguração da Escola de Artes, obra da Prefeitura de Mossoró e que tem o apoio do Governo do Estado. O novo espaço para aprendizado contempla escolas de teatro, dança, música e artes visuais, além de ser a nova casa da Banda de Música da cidade.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, que prestigiou a inauguração, a cidade oestana apresenta potencial cultural considerável e precisa de suporte para garantir que jovens talentos sejam descobertos, bem como espaço para que os grupos de teatro e dança existentes possam continuar mostrando seus trabalhos.

Rosalba disse que a Escola de Artes de Mossoró é um local mais apropriado, porque a arte e a cultura fazem parte do processo de transformação educacional. “Com certeza, iremos avançar ainda mais no movimento cultural. Antes tínhamos a Escola de Música quando era prefeita, que recebeu nome de meu avô, Pedro Ciarlini, que era músico e ligado ao movimento cultural. Agora, com a Escola de Artes, teremos escola de dança, teatro, música e de artes visuais. E tudo isso vai ajudar bastante no crescimento e oferecendo oportunidade aos novos talentos que a cidade tem”, disse.

A prefeita Fafá Rosado afirmou que a Escola de Artes nasceu pela necessidade de apoiar e incentivar a cultura local, bem como trabalhar no surgimento de novos artistas. A prefeita disse que a escola atenderá alunos matriculados na rede pública de ensino (municipal e estadual), e terá ação centrada e ligada no processo ensino-aprendizagem.

Teatro Lauro Monte Filho

“O Teatro Estadual Lauro Monte Filho será revitalizado e estamos com o projeto pronto”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini durante a solenidade, acrescentando que o projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e que o edital para a reforma será lançado em breve. “Estamos fazendo reformulação total, sem perder sua linha arquitetônica tradicional para que seja bem feita. Gosto de obras para perdurar, durar e acolher a arte. Será mais um espaço para que possamos trabalhar mais para a cultura”, disse.

A governadora lembrou que a área cultural de Mossoró sempre se manteve em efervescência e que, diante do crescimento do setor, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) já aprovou curso superior em Teatro. “O Governo vai apoiar, claro. Arte é geração de emprego e renda”, comentou. A governadora disse que existem cidades que possuem área cultural movimentada e é responsável pela demanda crescente no turismo.

“Cultura é algo que alimenta alma, faz com que as pessoas tenham forma de interpretar, sonhar e pensar, além de gerar oportunidades, fazendo com empregos sejam criados”, comentou.

Para o reitor em exercício da UERN, professor-doutor Aécio Cândido de Souza, o curso superior em teatro deve ser efetivado em dois anos. “Realmente esperamos que em dois anos o curso esteja implementado, já que foi criado pelo Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). Tem um grupo da FALA (Faculdade de Letras e Artes) que começa a trabalha no Projeto Político Pedagógico que o curso seja implantado”, informou.

Segundo o reitor em exercício, não se tem dúvida sobre a existência de mercado para o curso.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário