Pages

quarta-feira, 21 de março de 2012

Preservação do aquífero Jandaíra será garantida com uso sustentável de água

Palestras gratuitas, caminhada e educação ambiental marcam Semana da Água do RN  Foto Carlos Carlos (GOV-RN) (7)O aquífero Jandaíra, manancial de águas subterrâneas, precisa ter sua água usada racionalmente. O marco regulatório que irá ser assinado entre o Rio Grande do Norte e Ceará, Estados onde estão localizados o aquífero, vai contemplar a utilização sustentável do manancial. Este foi uma das conclusões do estudo da Agência Nacional de Águas (ANA), apresentado na manhã desta quarta-feira (21), na Biblioteca Ney Pontes Duarte, em Mossoró.

A assinatura do marco regulatório entre os dois Estados será pioneira no Brasil. Na abertura do evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, enalteceu a necessidade de colocar em prática o estudo apresentado pela ANA. Jales acrescentou que a apresentação teve o objetivo de mostrar aos produtores de frutas, principal grupo interessado na preservação do aquífero, os resultados do estudo realizado pelos técnicos da Agência Nacional de Águas.

O aquífero, além de servir para uso da fruticultura irrigada, também atende através de poços, comunidades rurais de Mossoró, Baraúna e Governador Dix-sept Rosado. O diretor da ANA, Paulo Varella, informou que é importante avançar no processo econômico sustentável. Varella também destacou o trabalho desenvolvido conjuntamente com os Estados do Rio Grande do Norte e no Ceará neste processo.

O estudo da ANA tem entre seus objetivos a proposição de ações que visem à sustentabilidade do manancial com a gestão de águas subterrâneas, ampliação do conhecimento hidrogeológico e utilização da Política Nacional de Recursos Hídricos. A especialista em Recursos Hídricos da ANA, Hilda Renck Teixeira fez a apresentação detalhada do estudo do aquífero Jandaíra, tirando dúvidas do público presente. Ela colocou como essencial a manutenção de reserva de água do aqüífero para garantir sua exploração futura.   

O evento integra a Semana da Água 2012 e contou com a presença do Secretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, César Pinheiro, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) do Ceará, Francisco Rennys Aguiar Frota, além de fruticultores, acadêmicos e ambientalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário