Pages

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Casa dos Milagres é inaugurada pela governadora

Casa dos Milagres fot Ivanizio Ramos9A governadora Rosalba Ciarlini inaugurou a “Casa dos Milagres: Santos e Ex-votos”, da coleção do professor e merchand Antônio Marques. Localizada na antiga capela do Centro de Turismo, que ficou fechada por mais de 30 anos, a inauguração foi realizada na noite desta quarta-feira (28), com a presença também da secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado e do secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes.

Com o objetivo de reconhecer e valorizar as riquezas, a fé e a religiosidade do povo nordestino, a exposição permanente é composta por um conjunto de obras que integram uma coleção particular reunida desde 1960. A mostra reúne 2.552 objetos religiosos, particularmente santos e ex-votos. As peças foram coletadas, em sua maioria, no Estado. Apenas 5% vêm de fora do RN, da Europa, da América Latina e de outros estados brasileiros, em particular Ceará e Bahia.

A governadora Rosalba Ciarlini ressalta a demonstração de fé do povo potiguar representada por imagens que exaltam a cultura e a crença do nordestino. “Este Estado tem a fé e a crença do seu povo e é isto que está demonstrado em locais como este. Não existe prova maior de fé daqueles que acreditavam na cura de uma doença ou na conquista de uma moradia do que estes ex-votos que estão expostos aqui. O nosso governo tem a preocupação de cuidar da nossa cultura porque não podemos só construir o futuro se não valorizarmos o passado”, disse a governadora, acrescentando a importância da união entre as secretarias de Turismo e Cultura para a realização da Casa dos Milagres.

A secretária de Cultura, Isaura Rosado, ressaltou o apoio do Governo do Estado para atividades e instalações a exemplo da Casa dos Milagres, que foi uma determinação da governadora Rosalba Ciarlini. Isaura também agradeceu ao curador Antônio Marques pela contribuição histórica e cultural dada à Natal. “Muito obrigada por estar oferecendo à Natal parte desta sua história porque cada milagre deste é um pedaço do seu coração”, pontuou a titular da Secult.

Idealizador do local, Antônio Marques expressou a emoção em restaurar o espaço. “Lembro que aqui funcionou a capela de um presídio e que o local ficou desprezado por quase 40 anos. Então, a nossa intenção foi de transformar tudo que tínhamos de acervo de forma a valorizar os artistas do Estado que dignificam o nome do Rio Grande do Norte. Hoje considero a nossa Casa dos Milagres como a Capela Sistina do Nordeste”, disse Antônio Marques.

O acervo trata de diversos aspectos da religiosidade popular, mas tem como tema central os santuários do Rio Grande do Norte, onde se constata maior número de romarias e, por conseguinte, maior freqüência de ex-votos.  O Santuário de Santa Rita de Cássia, localizado em Santa Cruz, foi um dos homenageados, com um oratório do século XIX, e escultura da santa. Além da importância religiosa para a região, o valor turístico também é ressaltado, tendo em vista a existência da estátua de Santa Rita de Cássia, a maior de todo o continente americano e a maior imagem católica do mundo. Uma sala de devoção ao padre João Maria também faz parte da exposição.

Em todo o acervo, cerca de 30 artistas potiguares estão representados, entre eles Gean de Santa Cruz, Seu Chico de Currais Novos, e Luiza Dantas. Ainda assim, a identificação de todas as obras é dificultada, mas estima-se que 90% dos trabalhos são de artesãs potiguares. Localizado atrás do altar da antiga capela fica um espaço destinado apenas para homenagear um artista a cada mês. Para a inauguração, Luiza Dantas foi a escolhida. Nascida em São Vicente, interior potiguar, ainda na juventude mudou-se para Currais Novos, onde vive até hoje.

EX-VOTOS

Ao receber uma dádiva pedida, o nordestino ainda hoje costuma deixar um objeto no santuário de seu padroeiro. Pode ser uma escultura, uma fotografia, um objeto, qualquer coisa que simbolize o milagre recebido. Prática muito comum no Nordeste do Brasil, obras representando partes do corpo humano – ou o corpo todo -, uma moradia própria, e até mesmo animais são confeccionados por um artesão, para que seja depositado em homenagem ao santo protetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário