Pages

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Conecit aprova projeto de Parque Tecnológico para região Oeste

DSC09489O Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Conecit) aprovou em reunião nesta terça-feira (20), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), o projeto para criação do Parque Tecnológico do Oeste Potiguar no município de Caraúbas. A meta do Parque é transformar a região do médio-oeste em um grande centro de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de tecnologias ligadas a construção de hardwares, softwares e programas para plataformas de smartphones.

         Idealizado pela Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa), com o apoio da SEDEC e da Prefeitura Municipal de Caraúbas, o projeto do Parque contempla a instalação no campus de Caraúbas e a integração entre universidade e um Distrito Industrial que está sendo viabilizado pela prefeitura. De acordo com o prefeito Ademar Ferreira, a proposta do Parque também é canalizar novas empresas para o Distrito e consolidar o município como um pólo de tecnologia e comunicação na região do semi-árido do Nordeste.

         Durante a reunião, o secretário da Sedec e presidente do Conecit, Rogério Marinho, destacou a importância do Estado e dos municípios investirem em tecnologia. “O projeto do Parque Tecnológico tem capacidade para impactar positivamente o ambiente econômico de Caraúbas e do RN. O mercado precisa desse dinamismo que um Parque Tecnológico é capaz de oferecer com a junção entre pesquisa, tecnologia e atração de novas indústrias”.

         Para acompanhar o projeto do Parque Tecnológico do Oeste Potiguar e o Parque Tecnológico de Energias Renováveis – projeto da SEDEC em parceria com a UFRN a ser integrado ao RN Sustentável – foram criadas duas câmaras técnicas. Responsáveis pelo acompanhamento da consultoria do Parque Tecnológico de Energias Renováveis e pelo plano de governança do Parque do Oeste Potiguar, as câmaras são formadas por membros do Conecit representantes do Governo do Estado, universidades e federações.

Previsto na Lei Estadual de Inovação (Lei nº 478/2012), sancionada ano passado pela governadora Rosalba Ciarlini, o conceito de Parque Tecnológico reúne - em um mesmo espaço - empresas, universidades, instituições de pesquisa, órgãos governamentais e iniciativa privada.

Na avaliação do reitor da Ufersa, José Arimatea de Matos, o projeto do Parque Tecnológico tem todas as possibilidades para ser um diferencial na região de Caraúbas e transformar o segmento de tecnologia na universidade e na economia.

O investimento para viabilizar o Parque será captado por meio de emendas parlamentares e recursos do Governo Federal e Ufersa.

Durante a reunião do Conecit também aconteceu a posse dos Conselheiros que representam Governo do Estado (SEPLAN, EMPARN, FAPERN e UERN), UFRN, FIERN, FAERN, IFRN, Assembléia Legislativa, UFERSA, UNP, SEBRAE e Fecomércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário