Pages

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Felipe Maia defende diplomata brasileiro e diz que governo agiu com ideologia

Felipe MaiaO deputado federal Felipe Maia defendeu, nesta terça-feira (27), a atuação do diplomata Eduardo Saboia que entrou no Brasil com o senador boliviano Roger Pinto Molina. De acordo com o parlamentar, o diplomata agiu segundo o respeito aos direitos humanos. “Eduardo Saboia escolheu proteger os direitos humanos, tirando um senador de situações de risco. Foi uma decisão solitária e acertada”, disse.

O governo brasileiro havia concedido asilo diplomático ao senador boliviano, mas o governo Evo Morales se recusou a conceder um salvo conduto para que ele deixasse a Bolívia. Com o impasse, o congressista passou 15 meses em uma sala de 20 metros quadrados na embaixada brasileira em La Paz. Na última sexta-feira (23), o senador saiu da embaixada em um carro diplomático, escoltado por fuzileiros navais brasileiros e fizeram um trajeto de 22 horas de viagem até chegar a Corumbá (MS) e tomar um avião até Brasília.

Felipe Maia ainda se mostrou solidário à demissão do ex-ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota. Para o parlamentar, o governo brasileiro rendeu-se ao presidente da Bolívia por razões ideológicas. “O governo federal, que se diz defensor das liberdades individuais, deixou de fazer o dever de casa para manter a cordialidade ideológica com um presidente que mandou invadir militarmente uma refinaria da Petrobrás”, destacou o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário