Pages

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dirigentes de pesquisa agropecuária estadual têm reunião com Embrapa EMPARN/CONSEPA participarão de aliança para a inovação

A Diretoria do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (CONSEPA) reuniu-se com o Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Maurício Antônio Lopes e sua assessoria, na sexta-feira passada (09/08), na sede daquela empresa em Brasília, para tratar de assuntos de interesse de ambas as instituições. Representado o CONSEPA estiveram presentes o presidente Florindo Dalberto, que também é presidente do Instituto Agronômico do Paraná, e o 2º Vice-Presidente José Geraldo Medeiros da Silva, Diretor Presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

O CONSEPA congrega dezoito Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPAs), que também fazem parte do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), liderado pela Embrapa. Entre uma das mais importantes ações envolvendo o CONSEPA e a Embrapa, se destaca o PAC-Oepas-Embrapa que tem aportado nos três últimos anos significativos recursos federais para estruturação de prédios, aquisição de equipamentos de laboratório e de informática, veículos e maquinário agrícola e industrial para as OEPAs. A EMPARN obteve junto a esse projeto recursos da ordem de R$ 6,8 milhões, que estão sendo investidos, entre outras coisas, na melhoria e ampliação das estruturas físicas de suas estações experimentais e na construção de uma nova sede na Estação Experimental do Jiqui, em Parnamirim, cujas obras se encontram em andamento.

Outro tema de interesse do CONSEPA e Embrapa diz respeito ao estreitamento das relações de pesquisas entre ambas. Assim, em abril deste ano, quando da comemoração dos 40 anos da Embrapa, foi assinado um acordo de cooperação denominado “Aliança para a Inovação”, que permitirá às OEPAs participarem de diversos projetos de inovação, com foco no mercado de tecnologias, podendo gerar produtos e processos inovadores. A aliança significa, segundo o Presidente do CONSEPA, “uma retomada do SNPA, em novas bases e que renasce mais forte e com inteligência estratégica”.

Nesse contexto, a Embrapa está implantando o projeto “EMBRAPA 40 + 20 Agropensa” que tem o intuito de estimular a pesquisa para as próximas duas décadas, baseado em um processo sistemático de coleta, análise e uso de informações relevantes com vistas ao atingimento de suas metas estratégicas. Tal modelo deverá servir de inspiração para todas as OEPAs, em especial a EMPARN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário