Pages

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Frente Parlamentar de Juventude cobra da Prefeitura de Natal adesão ao Plano Juventude Viva

Debater as ações do Plano Juventude Viva e sua adesão pela Prefeitura de Natal. Esse foi o objetivo da reunião mensal da Frente Parlamentar de Juventude da Câmara Municipal realizada nesta quinta-feira, 21, no Plenário da Casa Legislativa.

O encontro, promovido pelo mandato do vereador Hugo Manso (PT), que é presidente e principal articulador da Frente, contou com a presença dos vereadores Klaus Araújo (PP), Cabo Jeoas (PCdoB) e do presidente da CMNat, Franklin Capistrano (PSB) além do diretor do Departamento de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Natal, Marcos Segundo, que fez um panorama da ação do executivo municipal em relação ao tema.

Mais fotos: http://glurl.co/gZ8

"O município de Natal não aderiu oficialmente ao Plano Juventude Viva pois passa por um momento de diagnóstico interno da realidade dessa população. Uma fase de planejar e institucionalizar as ações", justificou-se Marcos Segundo.

Segundo a integrante da Rede Juventude Viva do RN, Jenair Alves, que citou dados do Conselho Estadual de Direitos Humanos, no município de Natal, em 2014, das 593 mortes violentas registradas, 63% (378) foram de jovens entre 15 e 29 anos, o que configura o uso da terminologia "extermínio da juventude". "Diante desses dados pujantes, apesar das várias reuniões com os órgãos e instituições públicas do Executivo Municipal da capital, nós da Rede Juventude Viva não conseguimos entender a demora do município de Natal em aderir ao 'Juventude Viva'", incitou a militante.

"O que fica claro a cada reunião da Frente Parlamentar é que não adianta falar em violência, em 'extermínio da juventude', trazer dados alarmantes e ao mesmo tempo falar em redução de maioridade penal, em fechar as escolas a noite e nos fins de semana, em colocar a polícia dentro desse espaço. Precisamos pensar na lógica contrária. Pensar em abrir a escola no contra turno, iluminá-la, qualificar seu quadro funcional e aparelha-la do ponto de vista de infra-estrutura. Isso sim vai reduzir os índices de violência contra essa população", finalizou Hugo Manso.

Também participaram do encontro representantes da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para Juventude, da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do RN, do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN, do Centro Marista de Juventude e o estudantes do Grêmio secundaristas do Colégio Atheneu, que foram homenageados com um certificado de honra ao mérito pelo esforço no sentido de levar as demandas da comunidade escolar até as autoridades responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário