Pages

terça-feira, 19 de maio de 2015

Secretaria de Saúde divulga nova parcial da campanha de vacinação contra a gripe em Jardim do Seridó

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunização divulgou a segunda parcial da campanha de vacinação contra a gripe em Jardim do Seridó. Até está segunda-feira, dia 18 de maio, a cobertura vacinal atingiu 39% contra a influenza. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 80% do público alvo, formado por 3.380 pessoas.

Nesta segunda parcial, o grupo com maior percentual de cobertura vacinal no município é o das puérperas com 69%, seguido das gestantes com 54% e das crianças e profissionais de saúde, empatados com 47%. A campanha começou no último dia 4, em todo o país, e seguirá até o próximo dia 22 de maio. A vacina contra a gripe pode evitar 45% das internações e 75% das mortes por complicações da doença.

A composição da vacina contra a gripe é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes, para garantir a eficácia do medicamento. Em 2015, a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde contém três cepas (tipos) de vírus em combinação: um vírus simular ao Influenza A/California, um similar ao Influenza A/Switzerland e um similar ao Influenza B/Phuket. As vacinas disponíveis na rede pública estão de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A campanha de vacinação contra a gripe é destinada aos grupos prioritários com, crianças de seis meses até as menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, adultos maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário