Pages

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ministro do Turismo participa de reunião de líderes na Croácia

Representantes da pasta articulam permanência do país em uma das cadeiras do Conselho da OMT por mais quatro anos. 
 
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, participou nesta quanta-feira (27), em Rovinj (Croácia), da abertura da 100ª reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial de Turismo (OMT), ao lado do secretário-geral da organização, Taleb Rifai, e Márcio Favilla, representante do Brasil no conselho executivo da OMT.

Nesta quinta-feira (28), Henrique Alves se reúne com líderes de diversos países para articular a permanência do país em uma das cadeiras do Conselho do órgão. O encontro é o último antes das eleições, em setembro, que definirão novos mandatos para membros do Conselho durante os próximos quatro anos. No início deste ano, o Brasil oficializou a candidatura para renovar a presença do país como um dos quatro representantes das Américas

Desde 2003 o Brasil ocupa cadeira neste órgão; de 2004 a 2005 como membro da OMT, de 2006 a 2007, como observador (com direito à palavra e sem direito a voto) e presidente da Comissão Regional para as Américas; e de 2008 a 2015, novamente como membro. O brasileiro Márcio Favilla ocupa, atualmente, o cargo de diretor-executivo de competitividade na OMT.

O Conselho é responsável por executar as resoluções da Assembleia Geral e relatar a execução do programa de trabalho da organização, hoje composto por Jamaica (Presidente), Moçambique (1º Vice-Presidente) e Croácia (2º Vice-Presidente).

Segundo os Estatutos da OMT, metade dos membros do Conselho Executivo é eleita pela Assembleia Geral, de dois em dois anos, para um mandato de quatro anos. O Estatuto também menciona que o número total de membros efetivos da OMT determina o número de cargos do Conselho, calculados na razão de um para cinco membros, de acordo com a distribuição geográfica dos mesmos nas Comissões Regionais. Este ano a Assembleia Geral será realizada na cidade colombiana de Medellín, no período de 12 a 17 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário