Pages

quinta-feira, 21 de maio de 2015

III Semana Municipal do Museu tem prosseguimento na Casa de Cultura Popular em Jardim do Seridó

20150520_160339A Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo e em parceria com a Casa de Cultura Popular Poeta Antônio Antídio de Azevedo iniciou na última segunda-feira, dia 18 (Dia Internacional dos Museus), a III Semana Municipal do Museu. A programação seguirá até a próxima sexta-feira, dia 22 de maio com apresentações culturais, exposições e visitação ao Museu Antonio de Azevedo Maia Júnior, fundador de Jardim do Seridó.

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, José Pereira; agente de Cultura, Zélia Brito; secretário da SEMTHAS, Francisco Carlos; historiadores: Sebastião Morais, Marcilene Costa e Gerino Alves. Na plateia uma turma de alunos da Escola Estadual Antônio de Azevedo Maia, da professora Elba. Após a abertura, os estudantes tiveram a oportunidade visitar e conhecer melhor a história de Jardim do Seridó.

Na oportunidade, o secretário municipal de Cultura, José Pereira, explicou que em âmbito nacional, está sendo comemorada a 13ª edição da Semana Nacional de Museus de 18 a 24 de maio, uma ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). “Neste período há mais de 1.378 instituições culturais realizando mais de 4.500 atividades”, informou. E acrescentou: “Aqui está o futuro do país e quem sabe os próximos historiadores jardinenses”.

Já Sebastião Morais disse que Museu não é lugar de esquecimento e sim de memoria, conhecimento e Cultura. Ele também falou do tema de 2015: Museus para uma sociedade sustentável. “Esse tema vem enfatizar a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre o nosso planeta”, destacou. Sebastião ainda informou que 2015 é o ano jubilar de Jardim do Seridó. “Estamos comemorado 225 Anos de fundação”.

Museu

No universo da cultura, o museu assume funções as mais diversas e envolventes. Uma vontade de memória seduz as pessoas e as conduz à procura de registros antigos e novos. O museu é o lugar em que sensações, ideias e imagens de pronto irradiadas por objetos e referenciais ali reunidos iluminam valores essenciais para o ser humano. Espaço fascinante onde se descobre e se aprende, nele se amplia o conhecimento e se aprofunda a consciência da identidade, da solidariedade e da partilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário