Ação foi desencadeada no último domingo (9) em bairros, comunidades e loteamentos, calçadão da Praia do Meio e em lagoas de captação.
O sol intenso esperado para janeiro pegou turistas e potiguares de surpresa. Nos últimos dias, as chuvas caídas em quase todas as regiões do Rio Grande do Norte ligaram o sinal de alerta da Defesa Civil municipal, iniciando uma ação preventiva em conjunto com outras secretarias para tentar minimizar os problemas decorrentes das precipitações.
Durante o final de semana, as áreas problemáticas da capital foram mapeadas pelas secretarias de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), de Obras e Infraestrutura (Semopi), de Relações Institucionais e Governança Solidária (Serig) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
De acordo com Carlos Paiva, titular da Semdes, as áreas consideradas perigosas já foram identificadas em uma ação que contemplou também o aconselhamento aos moradores. Em caso de chuvas torrenciais, eles foram orientados a desocupar os imóveis e procurar a Defesa Civil.
Em relação aos pontos problemáticos, a Secretaria de Habitação destacou a Comunidade do Jacó e já projetou a readequação que foi encaminhada à Caixa Econômica Federal. No momento estão sendo aguardados os recursos para a execução das obras. Em Mãe Luiza, a desapropriação de uma área já foi autorizada e no local será erguida uma praça.
No Passo da Pátria existe uma obra em andamento e nos próximos quatro meses um canal de 12 metros deverá melhorar o escoamento da água, dando maior fluidez, de acordo com Carlos Paiva. O secretário explicou ainda que, durante as visitas técnicas, os moradores foram conscientizados sobre o risco de descarte irregular de lixo e as consequências para a comunidade durante e após o período chuvoso.
“Nós trabalhamos com os moradores das áreas explicando o risco de despejo de lixo em locais públicos. Além dos insetos que aparecem em decorrência dos dejetos, existe o grande problema de entupimento dos esgotos, que dificulta o escoamento da águas das chuvas.
Uma reunião deverá ser realizada na manhã desta terça-feira (11) com a participação das secretarias envolvidas na operação. De acordo com Carlos Paiva, o objetivo é apresentar os problemas levantados durante o final de semana e “começar a trabalhar já que todo o plano emergencial foi montado para minimizar os problemas”, comentou.
fonte:nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário