Os municípios que tenham comunidades carentes que precisam de acesso à universalização da água têm o prazo até 30 de março para enviar um formulário com as informações para a Assessoria Técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). A informação foi repassada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, durante evento do RN Mais Justo, realizado no Hotel Pirâmide, no final da tarde de hoje (5).
O formulário foi distribuído com os prefeitos presentes ao evento e será repassado posteriormente aos demais municípios. Com os dados, a Semarh poderá fazer um diagnóstico e traçar metas com base nos programas que possui, seja em parceria com o Governo Federal ou próprios. Esta é uma das metas previstas no Programa RN Mais Justo.
O Programa RN Mais Justo foi lançado nesta segunda-feira pela Governadora Rosalba Ciarlini, com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, Secretários de Estado e Prefeitos de municípios potiguares
Estão previstos para serem instalados este ano pela Semarh cerca de 70 poços. Em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) são 1.330 cisternas. Além de 68 sistemas dessalinizadores para instalação e recuperação por meio do Programa Água Doce do Ministério do Meio Ambiente. A apresentação foi um momento importante porque foi possível ouvir os prefeitos sobre suas experiências e dar respostas as suas dúvidas.
O Programa Água Viva reúne uma série de ações que envolvem toda a infraestrutura de universalização do abastecimento. Estão incluídos neste programa a construção de adutoras, barragens submersas, poços, sistemas simplificados e cisternas.
O Água Viva tem diversas instituições parceiras, como as coligadas da Semarh que são a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (IGARN). Além de secretarias estaduais, órgãos da administração indireta do Estado, órgãos federais e Organizações Não Governamentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário