Pages

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Vai começar hoje a tradicional Festa dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó

Começa nesta quarta-feira, dia 30 de dezembro, a mais antiga manifestação da religiosidade popular de Jardim do Seridó: A Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, uma tradição desde 1863. Hoje cedo, os Negros do Rosário estavam nas ruas cantando e dançando com seus espontões (bastões enfeitados com fitas coloridas em suas extremidades superiores). A festa teve origem na escravidão e na busca pela liberdade.
A abertura da Festa ocorrerá às 18 horas com Recitação do Rosário da Virgem Maria. Enquanto o sino da Igreja, do alto do seu campanário, bate seis pancadas para anunciar a hora do Ângelus, um pouco distante dali, ouve-se o estourar dos foguetões, proclamando o início da Recitação do Rosário à Virgem Maria. Defronte à Casa do Rosário, já estão expostas para veneração dos fiéis as imagens dos santos cultuados, em seus andores ricamente ornados de flores.
 Em seguida, procissão para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com as venerandas imagens de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, onde haverá hasteamento dos Estandartes, palavras de abertura da Festa e Celebração em honra de São Sebastião. Noite dedicada aos moradores da Comunidade Rural Boa Vista dos Negros de Parelhas-RN.
Na programação sociocultural nesta quarta-feira, dia 30, teremos a Noite de Cultura Afro-brasileira no Adro da Casa de Cultura Popular. Na ocasião, haverá apresentação do Auto dos Negros do Rosário com a peça teatral: Escrava Anastácia uma voz de resistência. Em seguida, bingo, pavilhão e música ao vivo com Solange Silva.
 A Festa de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário de Jardim do Seridó acontecerá de 30 de dezembro de 2015 a 1º de Janeiro 2016. Trata-se de uma tradição há 152 anos. A Irmandade dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó é um Patrimônio Vivo do Povo Jardinense. Viva aos Negros do Rosário! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário