Pages

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Laboratório da EMPARN é transferido para a sede da empresa, no Jiqui

A partir da próxima segunda-feira, dia 22, o Laboratório da Emparn passa a funcionar na sede da empresa de pesquisa, a Estação Experimental Rommel Mesquita de Faria, em Parnamirim. A estrutura foi relocada do prédio no bairro da Cidade da Esperança, em Natal, onde estava há cerca de 35 anos, para a nova sede com o objetivo de unificar os serviços prestados pela Emparn, além de oferecer um espaço físico mais moderno e novos equipamentos.

O Laboratório da Emparn é formado pelos Laboratórios de Águas, Solos, Plantas e Adubos. No local, são realizadas análises em matrizes diversas (águas, efluentes, solos, sedimentos, plantas, rações e adubos) com o objetivo de identificar e interpretar os resultados obtidos para vários fins, como a caracterização necessária ao planejamento ambiental correto no consumo humano, agrícola, industrial ou em uma avaliação ambiental, por exemplo.

O Laboratório realiza análises de caracterização física e química em todos os aspectos de interesse das pesquisas da Emparn e também para fins práticos de uso, manejo e conservação. As análises atendem aos interesses de pesquisadores, Instituições do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente, empresas, cooperativas e alunos de pós-graduação.

A análise química de água é uma das melhores formas para detecção dos fatores limitantes ao consumo humano (limites de potabilidade) e no desenvolvimento da produção animal e vegetal, atendendo demanda da população da Grande Natal, principalmente com a preocupação da contaminação por nitrato e bactérias existentes nos poços de abastecimento do município, como também em sua caracterização no aspecto do uso agrícola, aqüícola e industrial.

A análise do Solo atende principalmente ao produtor rural, para quem a análise de fertilidade é de extrema importância, pois é a partir dos resultados obtidos que será feita a recomendação da adubação (adição de fertilizantes) e calagem (adição de calcário para corrigir a acidez do solo) na área a ser plantada. Por isso, é essencial que os agricultores sempre tenham resultados confiáveis dos laboratórios de fertilidade. O conhecimento das características físicas e hídricas dos solos subsidia o manejo de uso e ocupação das terras, com vistas à produção sustentável de alimentos e à recuperação de áreas degradadas, além de fornecer informações para fins não agrícolas, como o planejamento de rodovias, ferrovias, aterros sanitários e construções. O laboratório de solos está capacitado para realizar análises granulométricas, densidade, condutividade, capacidade de campo, ponto de murcha, macro e micro nutrientes.

Já nas análises de tecido vegetal e rações, são determinados os teores dos macros e micros nutrientes essenciais, bem como dos metais pesados, identificando os níveis adequados e tóxicos. Nas amostras de fertilizantes (minerais ou orgânicos) e em rochas são identificados os diversos elementos químicos.

Neste ano de 2016, o Laboratório recebeu três qualificações que certificam que os critérios estabelecidos nos programas de qualidade (PAQLF, EPLNA e PIATV) foram atendidos e que as determinações descritas nos métodos de análises foram efetuadas com confiabilidade. A primeira foi dada através do selo de controle de qualidade do Programa Interlaboratorial de Análise de Tecido Vegetal. A segunda foi dada pela Embrapa Pecuária Sudeste, com o ensaio de proficiência paralaboratórios de nutrição animal. A Embrapa Solos, provedora do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade, certificou que o Laboratório da EMPARN atendeu com excelência aos critérios de qualidade de análise de solos, por ter efetuado com confiabilidade as determinações constantes do Manual de Métodos de Análise de Solos.

“Essas certificações são resultado de um trabalho criterioso. O laboratório está equipado com modernos instrumentos voltados especificamente para cada técnica realizada. A equipe é composta por pesquisadores e auxiliares qualificados e experientes, garantindo o alto padrão dos serviços laboratoriais”, afirma o Gerente do Laboratório da Emparn, Alfredo Osvaldo Dantas de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário