Pages

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Livro sobre câncer de mama é lançado na UFRN

A obra Amigo do Peito é a primeira lançada pelo Grupo Boaventura (CCSA/UFRN) na sexta-feira (29)

Neste mês, o Grupo de Estudos Boa Ventura, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está completando dez anos. Em comemoração, a profª. Drª Vânia Gico e de seu orientando da Pós-Graduação Joselito Santos lançarão o livro Amigo do Peito, na Cooperativa Cultural do campus da UFRN, na próxima sexta-feira (29), às 10h. 

O livro, escrito após três anos de pesquisa, trata da assistência a mulheres com câncer de mama em um Hospital-Escola, que mantém, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), um Centro de Referência no estado da Paraíba. A partir daí, o objetivo foi conhecer o perfil dessas mulheres, suas dificuldades e seu nível de satisfação com o tratamento. A obra é a primeira de uma série de livros os quais o grupo pretende publicar a partir de seus estudos e pesquisas.

Para que isso fosse possível, os autores tiveram como parceiros a Editora da UFRN (Edufrn), o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Casa das Áfricas, Uni-RN, Cooperativa Cultural e o Centro de Estudos Sociais Laboratório Associado da Universidade de Coimbra (CES). Este, de acordo com a professora Vânia, foi importante para contribuir com a internacionalização do grupo Boaventura. “Ter essa parceria com Coimbra é imprescindível para a integração internacional e compartilhamento dos conhecimentos”, opinou. 

Além disso, ao se referir à ideia da escrita do livro, a profª Vânia relembra que surgiu a partir da curiosidade sobre o medo das pessoas em relação à temática do câncer. Ela conta: “Em geral, nota-se que as pessoas têm receio a respeito desse assunto. O pensamento de Joselito ia ao encontro do meu e, assim, o livro surgiu a partir de suas pesquisas sob minha orientação para a pós-graduação”. 

Nesse contexto, a professora explica que a ideologia de Boaventura está presente na obra a partir da escolha da temática, o câncer de mama, que é contra hegemônica. Ou seja, ela não é tão discutida ou levada em consideração nas discussões diárias ou na procura rotineira de conhecimento. “Boaventura de Souza Santos está presente desde a eleição do tema, pois é algo que não se debate constantemente. Não é por isso que deixa de ser relevante. Ao contrário. Descobrimos pontos interessantes e de interesse de todos. Um exemplo disso é o maior fator de risco para o câncer de mama. Muitos pensam ser a hereditariedade, mas não é. Ela é apenas o terceiro lugar”, explana.

O livro estará disponível para venda a partir do lançamento, que contará com a presença dos autores e membros do Grupo Boaventura. O evento é aberto para todos os interessados. Não perca! 

Créditos das imagens: Alice Andrade e Ítalo Albano

Nenhum comentário:

Postar um comentário