Pages

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Procura por ensino bilíngue cresce 20% em Natal

Preocupados com o futuro dos seus filhos, muitos pais estão buscando diferenciais na hora de realizar a matrícula para o ano de 2014. Neste cenário, o ensino bilíngue aparece como uma das melhores opções para os estudantes natalenses. Na escola Lápis de Cor, que oferece essa modalidade de matrícula, a procura para o próximo ano cresceu 20% em relação a 2013.

De acordo com diretor da escola, Arthur Gaspar, as expectativas são excelentes para o próximo ano. “Ainda estamos no mês de novembro, mas a procura está excelente. De acordo com o nosso levantamento, teremos um crescimento de 20% em relação a 2013. Como algumas pessoas acabam deixando para o mês de dezembro, quando estão de férias, esse número pode ser ainda maior”, destaca.

A explicação para a procura está na busca por um diferencial na educação dos pequenos. “O ideal é começar a estudar um segundo idioma cada vez mais cedo. A facilidade de aprendizado impressiona, principalmente quando a gente observa crianças conversando em inglês nos corredores da escola. Sem dúvida é um grande diferencial para o futuro delas”, complementa Gaspar.

Pioneira desse tipo de ensino na cidade, a ELC adotou há sete anos o método Systemic. A Lápis de Cor também foi a pioneira no Brasil na implantação do método Bilingual Systemic, desenvolvido pela Systemic, uma empresa alagoana.

O método de ensino se baseia nas teorias de Language Acquisition e em abordagens como Content Based Instruction (CBI), amplamente utilizada para ensinar inglês a estrangeiros que frequentam escolas regulares nos Estados Unidos da América, e English as Medium of Instruction (EMI), agora em franca expansão no leste europeu e na Ásia.

Segundo as teorias de Language Acquisition, o aluno "adquire" (acquires) um idioma estrangeiro se for exposto a conteúdo relevante e compreensível de acordo com seu nível cognitivo. A expressão "aquisição" (acquisition) é utilizada para contrapor a "aprendizagem" (learning), já que, segundo a teoria, a primeira é um processo subconsciente enquanto a segunda é consciente. A grande vantagem da aquisição sobre a aprendizagem é a naturalidade com que a língua é incorporada pelo aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário