Pages

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Senador Paulo Davim volta a presidir Programa Jovem Senador

jovens-senadoresVinte e sete estudantes vivenciam essa semana experiência de seres senadores e deixam propostas concretas na maior Casa Legislativa do país

Desde domingo passado (17) que 27 jovens estudantes, representando, cada um seu Estado e o Distrito Federal, estão em Brasília (DF) para participar do Programa Jovem Senador, do Senado Federal, o qual, pelo segundo ano consecutivo, o presidente é o senador Paulo Davim (PV-RN). Os jovens que vêm simular a atividade parlamentar dos senadores foram os grandes vencedores, em seus respectivos Estados, do 6º concurso de redação para o referido programa do Senado Federal que, para o parlamentar verde, é “um aprendizado de mão dupla”.

Durante três dias, os jovens senadores discutem assuntos de relevância para o país e, a partir disso, apresentam propostas legislativas que poderão tramitar como projetos de lei. Ficaram ao cargo de dar as boas-vindas aos senadores mirins, o senador Davim e a senadora, Ana Rita (PT-ES), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Como presidente do Programa Jovem Senador, Davim lembrou que as propostas elaboradas pelos participantes das edições de 2011 e 2012 já foram aprovadas pela CDH e passaram a tramitar no Senado. “ Vocês aprendem o funcionamento da mais alta Casa [legislativa] do país e deixam aqui projetos que passam pela CDH e que passam a tramitar como matérias do Senado. Vocês deixam algo concreto”, disse Davim, ressaltando que também se sente encantado com o programa.

A senadora Ana Rita destacou que dos 27 participantes, a imensa maioria, 19, são do sexo feminino. “Pelo menos no programa Jovem senador nós somos maioria. Isso é muito bom”, brincou ela. A solenidade de posse dos jovens senadores contou com a presença de Eunice Michiles, primeira mulher a ocupar uma cadeira no Senado por processo eletivo. Ela representou o estado do Amazonas entre 1979 e 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário