Pages

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Novembro Azul: Dr. Antônio Petronilo ministra palestra sobre o câncer de próstata

530491_422905557831491_2105043617_nA Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó, através das Secretarias de Saúde e Assistência Social, como parte das ações propostas para o Novembro Azul, realizou na noite desta segunda-feira (25), uma importante palestra sobre a prevenção e o combate ao câncer de próstata no prédio onde funciona o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), antigo PETI. O palestrante foi médico Dr. Antônio Petronilo Dantas.

Também marcaram presença no evento a secretária de Saúde, Drª Talita Moura; Secretário da Assistência, Francisco Carlos; coordenador do CREAS, Gilvan Cabral, vereadores: Francisco José (PMDB) e José Justino (PDT), além de enfermeiros, técnicos de enfermagens, agentes comunitários de saúde e a população jardinense, formada em maioria absoluta por homens, mas ainda teve a participação feminina. Ao ver a grande quantidade de pessoas o palestrante disse: “Os homens de Jardim deram uma demonstração que querem se cuidar”.

Na oportunidade, Dr. Antônio explicou que a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do Abdômen. “Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto”, disse. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada e produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias. “A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumenta significativamente após os 50 anos”, alertou o médico.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. “O homem apresenta dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia e principalmente à noite”, informou Petronilo. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas ou, quando mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

O câncer de próstata é mais frequentemente descoberto através de exame físico (toque) ou por monitoração dos exames de sangue, como o teste do "PSA" e pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, terapia, quimioterapia, proteinoterapia ou alguma combinação destes. “O câncer de próstata é uma doença de homens idosos, muitos irão morrer de outras causas antes que uma lenta evolução do câncer de próstata possa se espalhar ou causar sintomas. Quando detectado nos estágios iniciais, o câncer de próstata tem até 100% de chances de cura, por isso a importância da prevenção”, destacou o palestrante da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário