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terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Setur RN inicia série de encontros para discutir marketing turístico no interior potiguar

Você já ouviu falar que “imagem é tudo”. Mas nos novos ditames do comércio no ramo do turismo, o “buraco é mais fundo” quando o assunto é divulgação, marketing e promoção. Por isso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur RN) promoverá uma série de encontros com os conselhos de turismo durante os próximos 12 meses para elaboração do Plano Estratégico e Marketing Turístico do Rio Grande do Norte.

O trabalho começou já na manhã desta terça-feira (16), com reunião no Pólo Costa Branca, em Mossoró. Ainda neste mês de fevereiro acontecerão outros cinco encontros. Amanhã a equipe da Setur viaja ao Pólo Serrano, em Luís Gomes. Sexta-feira (19), no Pólo Agreste/Trairi, em Nova Cruz. Dia 22 será no Pólo Seridó, em Cerro Corá. Também próxima semana, dia 25, no Pólo Costa das Dunas, já em Natal. E finaliza com reunião do Conetur, dia 26.

“O trabalho será realizado de maneira participativa, daí a importância de presença dos principais atores que integram os conselhos e pólos turísticos do RN”. A subsecretária da pasta estadual de Turismo, Solange Portela destaca ainda que a Secretaria tem buscado cumprir o calendário de reuniões das instâncias de governanças, dentro das estratégias do Programa de Regionalização de Turismo. Dessa forma, reuniões dos conselhos regionais são ministradas paralelas às oficinas. 

A empresa Solimar, contratada para elaboração do Plano, acompanha a equipe da Setur para promoção de oficinas em cada pólo. Um seminário sobre o tema já foi promovido em julho do ano passado pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo e Planejamento e RN Sustentável, com participação dos municípios que compõem os pólos.

A intenção dos encontros, agora, é promover oficinas e discutir o direcionamento para a competitividade dos pólos e formular estratégias para o desenvolvimento do marketing turístico na esfera regional, nacional e internacional, numa prospecção de curto, médio e longo prazo. Com isso, se espera fomentar a interiorização do turismo, tendo como objetivo central aumentar as fontes de renda e o emprego formal no setor.

Serão sete produtos elaborados de maneira participativa: 1) Estudo da Oferta Turística; 2) Estudo da Demanda Turística; 3) Diagnóstico do Turismo do RN; 4)Estratégias de Desenvolvimento para o Turismo do RN; 5) Planejamento de Marketing; 6) Plano de Investimento para o Turismo do RN; e 7) Versão Consolidada do Plano Estratégico do Turismo do RN. O plano também dará uma ênfase ao turismo rural.

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