Pages

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Agentes Penitenciários querem retratação da Rede Globo

Alexandre..FINAL DE INSENSATO CORAÇÃO
Agentes Penitenciários querem retratação da Rede Globo
O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp) vai entrar com uma ação judicial contra a Rede Globo de Televisão, exigindo uma retratação pública da emissora, por causa de uma cena exibida no último capítulo da novela “Insensato Coração”, que foi ao ar sexta-feira passada, mostrando vários profissionais da categoria sendo subornados para deixar passar pelos portões e corredores um detento que seria assassinado (personagem Léo).
O presidente interino do Sindasp, Alexandre Medeiros de Assis, disse que a Rede Globo tem a “mania feia” de denegrir a imagem dos agentes penitenciários, sempre os relacionando a casos de corrupção, “como se fosse um pré-requisito ser corrupto para ser agente penitenciário”.

Alexandre de Assis disse que não tem o hábito de assistir novelas, mas logo que a cena foi mostrada, recebeu telefonemas de colegas de trabalho, revoltados com o que tinham visto. “No sábado, que tem a reprise do último capítulo, fui assistir e também fiquei indignado. Hoje, o sistema prisional do nosso Estado só funciona por causa dos agentes penitenciários. A Rede Globo, nem ninguém, nem nenhum veículo de comunicação, pode generalizar. Se há falhas em alguns dos nossos integrantes, existem falhas também em outros ramos de atividade. Mas pelo que foi mostrado, todos os agentes penitenciários daquele presídio eram corruptos, o que não retrata a realidade. Por mais que a novela seja uma ficção, não dá direito à emissora fazer o que fez com a maioria de trabalhadores honestos”, analisa.
O presidente do Sindasp disse que, todos os dias, os agentes penitenciários saem de suas casas procurando soluções para minimizar a falta de estrutura do sistema carcerário. Segundo ele, na cidade de Pau dos Ferros, região Oeste do RN, dois dos seus colegas deram 300 reais, retirados dos próprios salários, para ser soldada uma grade do presídio, para que pudessem ter mais segurança. “Ser agente penitenciário é opção. Cerca de setenta por cento do nosso pessoal tem nível superior, nosso salário inicial é de dois mil, cento e cinqüenta reais, que não é o que desejamos, mas é um bom salário para nossa realidade. Se alguns agentes são flagrados envolvidos em irregularidades, a sociedade precisa saber que eles são investigados e punidos. Temos casos de punição de agentes. Nosso Sindicato acredita na Justiça brasileira e acha que a Rede Globo será obrigada a se retratar, porque ela tratou todos os agentes como corruptos e isso não é verdade. Agente penitenciário é filho, é pai, é mãe, mas parece que ninguém quer saber disso e bota a culpa de tudo que ruim acontece nas unidades carcerárias em nossa categoria. É um desrespeito com nossa categoria, com nossos familiares, com os telespectadores, que recebem uma informação equivocada”, critica.
Alexandre de Assis acredita que o Rio Grande do Norte será pioneiro numa investida desse tipo contra a Globo e ainda esta semana espera notificar a Federação Brasileira dos Agentes Penitenciários sobre a situação, pedindo ajuda para que a ação seja impetrada no Rio de Janeiro, onde fica a sede da emissora fundada pelo jornalista Roberto Marinho.
A assessora jurídica do Sindasp, Kátia Nunes, disse que o mais revoltante em toda a história citada por Alexandre de Assis é a generalização. “Não se pode aceitar que todos os agentes sejam tratados como corruptos, como marginais. Eles merecem respeito e essa retratação deve ser exemplar, para que a Globo não volte mais a fazer isso de uma forma tão irresponsável”, disse a advogada.
NÚMEROS
O Rio Grande do Norte tem, segundo Alexandre de Assis, 915 agentes penitenciários, sendo, em média, 350 do sexo feminino. O primeiro concurso público para o cargo foi em 2002. Existe a expectativa que mais 600 profissionais integrem o quadro, pois falta apenas que sejam submetidos ao curso de formação.
João Ricardo Correia Assessor de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário