Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Walter Alves debate mineração

 Mineração será tema de audiência pública, nesta sexta-feira (02) de setembro, ás 9h30h, na Assembleia Legislativa. A proposição é do deputado estadual, Walter Alves (PMDB) e contará com a presença do diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso.

A iniciativa do deputado Walter ocorreu devido ao Rio Grande do Norte possuir minérios em abundância, ”são aproximadamente sessenta recursos minerais com possibilidade de exploração econômica, mas, apenas vinte cinco estão ativamente no mercado, por terem demanda garantida. O minério de ferro vem se destacando na exploração do Estado”, disse Walter.


A mineração foi durante décadas uma das atividades econômicas mais importantes para Rio Grande do Norte, mas no final da década de 80, começou a desaceleração devido à entrada dos asiáticos no mercado internacional, que não ofereciam oportunidade competitiva para os brasileiros e em especial para os norte-rio-grandenses. Em meados do ano 2000 a mineração começou prospectar novamente, inclusive com instalação de grandes empresas de capital estrangeiro no interior do RN. Cidades localizadas na região do Seridó, como Bodó, Currais Novos e Jucurutu concentram-se grande quantidade de minério, inclusive com total exploração de empresas com capital estrangeiro. As cidades de Cruzeta, Ipueira, Serra Negra e São João do Sabugi, também já apresentam estudo com viabilidade de exploração. No RN as cidades de Caiçara do Rio do Vento, na região do Potengi e Lajes, na região central também possuem minérios. Mesmo com a retomada dessa importante atividade econômica para o RN, o grande gargalo é o escoamento desse mineral. Esse assunto será uma das discursões da audiência pública proposta por Walter Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário