Pages

terça-feira, 24 de julho de 2018

DONO DE PARQUE DE DIVERSÕES É PRESO POR FURTO DE ENERGIA NA CIDADE DE MONTANHAS, NO AGRESTE POTIGUAR

ParqueSantaTerezinha_Montanhas1A Polícia Militar prendeu no último sábado (21), depois de uma inspeção da equipe de plantão da Cosern que constatou a prática de furto de energia elétrica (o popular “gato”), Pedro Fernandes Filho, 58 anos, responsável pelo parque de diversões “Santa Terezinha”, instalado na Rua São João, na cidade de Montanhas (vídeo e fotos em anexo), na região Agreste.

O crime vinha sendo praticado há vários dias e colocava em risco a segurança dos frequentadores do local. O eletro traficante ficou detido na Delegacia de Nova Cruz, onde foi arbitrada fiança pelo delegado de plantão e, após pagamento, foi solto nesta 3ª feira (23).

De acordo com Gilmar Mikeias, Gestor da Cosern na região Agreste, as ações de combate aos furtos de energia elétrica foram intensificadas em todo estado. “O desvio de energia elétrica é crime, previsto no artigo 155 do Código Penal, e a pena pode chegar a quatro anos de reclusão”, lembrou Mikeias. “Além de crime, o gato representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo”, complementou.

A infração também provoca perturbações no fornecimento de energia elétrica e parte do prejuízo é dividida por todos os consumidores na hora do reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.

De janeiro a junho, a Concessionária registrou cerca de 1.600 ocorrências da prática criminosa em todo estado, a maioria feita por meio de denúncias anônimas da população por meio do telefone 116, todas comprovadas pelas equipes de campo.

A estimativa da Cosern é de que, por ano, são desviados em média 60 milhões de kWh de energia elétrica em todo estado com os “gatos” – o que representa um prejuízo médio de R$ 28 milhões à concessionária. Numa simulação, seria possível utilizar a energia furtada para abastecer:

* 33 mil casas durante 1 ano; ou

* O município de Macau ou o bairro de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, durante 1 ano; ou

* O município de Mossoró durante 1 mês; ou

* Todas as residência da Zona Sul de Natal durante 3 meses.

A Cosern continuará com as fiscalizações e solicita à população que denuncie ligações clandestinas de energia elétrica (a denúncia é anônima) no telefone 116 ou pelo site da Cosern (www.cosern.com.br).

Sobre a Cosern

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em riso a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no 116 da Cosern.

Nenhum comentário:

Postar um comentário