Pages

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ESTADOS UNIDOS ESTÃO PRÓXIMOS DO HACKER QUE ATACOU O GOOGLE

Investigadores americanos disseram estar próximos do hacker que tem realizado ataques cibernéticos a companhias dos Estados Unidos, o que inclui também o Google, informou nesta segunda-feira o jornal Financial Times. Segundo a reportagem, funcionários do governo seguiram o autor do código usado para prejudicar a empresa de busca na internet por meio da rede.

O jornal disse que o suspeito é um chinês, de aproximadamente 30 anos, que trabalha como funcionário temporário de uma consultoria de segurança. Ele teria publicado na internet trechos do código usado na invasão. Os ataques realizados ao sistema de busca fizeram com que o Google anunciasse a possibilidade de fechar as operações da empresa na China.

Cerca de outras 30 empresas americanas tiveram seus sistemas invadidos por hackers. De acordo com o Google, o alvo dos ataques eram contas de e-mail de ativistas humanitários chineses.

Os hackers usaram uma falha de segurança do Internet Explorer, o navegador da Microsoft, para dar início à ação criminosa. A falha, segundo a empresa de Bill Gates, já foi corrigida. Ainda segundo o Financial Times, o hacker suspeito publicou trechos do código em um fórum e oficiais chineses tiveram "acesso especial" a programação.

A notícia surgiu logo após os ataques terem sido associados a duas instituições chinesas: Shanghai Jiaotong University e Lanxiang School. Ambas as escolas negaram qualquer envolvimento no caso.

fonte: veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário