Pages

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

SECRETÁRIOS DE IBERÊ VÃO ASSUMIR DEPOIS DO CARNAVAL

Os primeiros auxiliares indicados pelo vice-governador Iberê Ferreira, que assumirá a titularidade do Executivo em abril, devem ser empossados até o início do mês de março. A governadora Wilma de Faria nomeará para a Secretaria de Segurança e Defesa Social o desembargador aposentado do Tribunal de Justiça Cristóvam Praxedes; o engenheiro Gleidson Maia para diretor-geral do DER; e o também engenheiro Lázaro Mangabeira para Secretaria de Recursos Hídricos, cargo que hoje é ocupado pelo próprio Iberê Ferreira.

Cristóvan Praxedes assumirá a Segurança

A posse dos novos auxiliares ainda na gestão de Wilma de Faria é uma estratégia do vice-governador para tentar agilizar os projetos que executará a partir de abril। As indicações trazem nomes da cota de Iberê, mas também acomodações políticas। Gleidson Maia é sobrinho do deputado federal João Maia (PR), um dos apoiadores da campanha do PSB ao Governo। Já Lázaro Mangabeira e Cristóvam Buarque assume como “cota pessoal” do vice-governador.

A intenção de Iberê era empossar logo o secretário estadual de Saúde, pasta que é ocupada por George Antunes. No entanto, a dificuldade está na indicação do novo titular da pasta. O primeiro nome convidado foi o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Jaime Mariz. Ele não aceitou a proposta.

O segundo a ser sondado foi o diretor da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer Ricardo Curioso. Esse não chegou nem mesmo a receber convite porque já na fase de “cogitação” foi contundente ao afirmar que não aceitaria o cargo.

As únicas confirmações é que o novo secretário de Saúde será uma indicação do PMDB, dirigido pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves e a outra é a própria certeza da saída de George Antunes. Em recente entrevista foi o próprio Iberê Ferreira que confirmou a saída do atual titular da pasta da Saúde.

Além desses auxiliares que serão empossados ainda não gestão Wilma de Faria, outros secretários serão nomeados já na administração Iberê Ferreira. Como secretário chefe da Casa Civil está confirmado o nome do engenheiro Leopoldo Rosado. A jornalista Juliana Celli será a nova secretária de Comunicação, sucedendo Rubens Lemos Filho. Confirmados que continuarão na gestão estão os secretários de infraestrutura Dâmocles Trinta e de Planejamento, Nelson Tavares. Na Educação também permanecerá com o atual secretário, Ruy Pereira.

Deputado afirma que antecipação mostra falência

Membro da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Getúlio Rêgo (DEM) afirmou ontem que a antecipação de alguns dos nomes que deverão compor a administração do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) “demonstra a falência da gestão atual da governadora Wilma de Faria”. “Há uma frustração da opinião pública do Rio Grande do Norte, tendo em vista que no primeiro mandato o governo agradou a ponto de se reeleger. Hoje, o que vemos é um governo de péssimo planejamento, a ponto de antes mesmo de terminar já ter um novo gestor ditando as normas”, criticou o parlamentar democrata.

Getúlio Rêgo disse ainda “desconfiar dos milagres que estão sendo pré-anunciados”, referindo-se às ações antecipadamente mencionadas pelo vice-governador, sobretudo na área de Segurança Pública, como sendo prioritárias na sua administração. “Ele como membro do governo já deveria ter colocado essas iniciativas, que seriam miraculosas, não somente a partir de sua posse. Evidente que escondeu esse jogo e contribuiu para o fracasso do atual governo”, concluiu Getúlio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário