Pages

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

HENRIQUE ALVES ARTICULOU INTERVENÇÃO DA DIREÇÃO NACIONAL NO PP DO RN

Líder do PMDB na Câmara dos Deputados atuou para retirar Partido Progressista do controle do deputado estadual Robinson Faria (PMN).
A intervenção da direção nacional do PP no diretório potiguar da legenda teve a participação direta do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). O peemedebista articulou o encontro – ontem, em Brasília – entre o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e o presidente do partido, o senador Francisco Dornelles (RJ).

Na reunião, Henrique disse a Dornelles que era inadmissível deixar o PP do RN sob o controle da oposição, uma vez que o partido integra a base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comanda o Ministério das Cidades – um dos mais robustecidos com verbas do governo federal.

O líder do PMDB argumentou ainda que não seria aceitável que o PP cedesse seu tempo de propaganda eleitoral partidária – estimado em quatro minutos – para adversários criticarem o presidente Lula no Rio Grande do Norte.

Não é a primeira vez que Henrique se envolve com as questões do PP. No ano passado, quando havia uma articulação para transferir o partido para o controle do ex-senador Fernando Bezerra (PMDB) e do vice-governador Iberê Ferreira (PSB), Henrique mediou o acerto que deixou a legenda nas mãos do deputado estadual Robinson Faria (PMN).

Na época, Henrique, Robinson e o deputado federal João Maia (PR) integravam a Unidade Potiguar, grupo que pretendia lançar a candidatura da chamada terceira via ao governo do RN. Henrique defendia o nome de Robinson para governador e, por isso, atuou para que o comando do PP passasse para o presidente da Assembleia Legislativa.

A direção nacional concordou em deixar o PP sob o mando de Robinson, desde que o deputado migrasse para a legenda – mas, com medo de perder o mandato, Robinson continuou no PMN. Além disso, o deputado aderiu para a oposição e anunciou que será o vice da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).
Henrique – aliado de Iberê – decidiu bater à porta de Dornelles novamente, mas desta vez para fazer o movimento contrário: eliminar a influência de Robinson no PP. O apelo, ao que parece, deu resultado. Francisco Dornelles mandou cancelar o congresso que elegeria o presidente do partido e determinou que a legenda terá nova comissão provisória no Rio Grande do Norte.
O Partido Progressista deverá apoiar a candidatura da base aliada do presidente Lula no Rio Grande do Norte e, apesar dele próprio estar desinformado, o prefeito de Passa e Fica, Pedro Lisboa, é quem vai assumir a presidência da nova comissão provisória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário