Pages

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

GOVERNADORA WILMA DE FARIA LANÇA EM MARÇO AMPLIAÇÃO DO SAMU PARA TODAS AS REGIÕES DO ESTADO

A governadora Wilma de Faria lança em março a ampliação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para todas as regiões e municípios do Estado. O Governo do Estado já garantiu recursos para a aquisição de 64 ambulâncias próprias e padronizadas para uso intensivo, que serão operadas por equipe capacitada e preparada para prestar socorro em urgências médicas e fazer a remoção para o hospital mais próximo em aproximadamente 20 minutos.

O sistema do SAMU será gerido por consórcio público feito entre Estado e Municípios. A adesão deverá ser assinada na primeira semana de março entre a governadora Wilma de Faria e os prefeitos de todo o Estado.

Na manutenção da nova estrutura deverão ser investidos mensalmente cerca de R$ 4,5 milhões por ano. O Estado assumirá 60% desses custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, 10%.

Também serão implantadas centrais de regulação e de apoio ao serviço do SAMU em pontos estratégicos de cada região do Estado. O Governo fará ainda melhorias na rede física de atendimento e suporte às urgências em hospitais regionais e em outras unidades que estarão integradas.

O helicóptero do Estado será disponibilizado para dar apoio na remoção de urgências que exijam locomoções mais rápidas e quando o acesso por terra for de grande dificuldade.

Com a implantação total dos serviços do SAMU em todo o Estado, previsto para o segundo semestre deste ano, qualquer chamado para atendimento de urgência para o telefone 192 será respondido, com a chegada da ambulância e da equipe, em até 20 minutos. Isso estará valendo para qualquer localidade do Rio Grande do Norte.

O plano de logística do SAMU do Estado foi desenvolvido e será implantado por especialistas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. O padrão de 20 minutos entre a chamada e o atendimento é considerado ideal e será garantido por uma distribuição estratégica das viaturas em pontos tecnicamente selecionados.

ATENDIMENTO CARDIOLÓGICO – A governadora Wilma de Faria está trabalhando também para assegurar aos serviços do SAMU um sistema de atendimento especial cardiológico que permitirá, por exemplo, que um paciente em crise cardíaca tenha exames feitos já no primeiro momento do socorro.

Atualmente os serviços do SAMU abrangem 10 municípios e conta com centrais de regulação em Natal, Mossoró e Macaíba. A Central de Regulação de Natal conta com 220 profissionais, 12 ambulâncias habilitadas e realiza em média 6.700 atendimentos por ano. A Central de Mossoró conta com 86 profissionais, quatro ambulâncias habilitadas e realiza 13.200 atendimentos por ano.

Já a Central de Regulação de Macaíba, implantada em 2006, é a primeira no país, da rede 192, localizada numa rodovia, e conta com 14 ambulâncias habilitadas. Ela atende atualmente a oito municípios e as vítimas de acidentes nos principais acessos rodoviários federais da região – BRs 101, 226, 406 e 304


Nenhum comentário:

Postar um comentário