Pages

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CONSUMO DE ENERGIA NO RN CRESCE DURANTE AS FÉRIAS

Nesse período, as pessoas costumam ficar mais em casa, o que intensifica os gastos domésticos de energia elétrica.

O consumo de energia no Rio Grande do Norte cresceu nestas férias. De acordo com boletim da Companhia Energética do estado (Cosern), o aumento registrado em janeiro, 702 MW (Megawatts) foi de 4,04% em relação ao mesmo período do ano anterior. As demandas de novembro e dezembro também cresceram, respectivamente, 1,67% e 1,65%.

A explicação apresentada pelo gerente de mercado da Cosern, Paulo César, é de que, durante essa época, as pessoas costumam ficar em casa, o que faz crescer o uso de aparelhos eletrônicos como televisão e computadores. Como também é verão, é o ventilador e o ar-condicionado passam mais tempo ligados que o costume.

Para Paulo César, as medidas para não se assustar com a conta de energia são simples. “São pequenas mudanças que fazem uma grande diferença para o bolso dos usuários”, afirma. Uma delas seria regular o termostato dos aparelhos de resfriamento para que a temperatura fique agradável, mas não muito gelada.

Outra dica seria desligar computadores ou televisões quando pararem de utilizá-los. “No caso do computador, pode-se desligar apenas o monitor, que representa 80% do gasto de energia da máquina”, explica o gerente de mercado da Cosern.

Lavar e passar as roupas é outra atividade que precisa ser otimizada. A orientação é para que junte-se a maior quantidade de peças possíveis para lavar e passar de uma só vez. “Somente o ferro elétrico consome aproximadamente 7% da energia gasta em uma residência”, diz Paulo César.

Outra medida simples é simplesmente desligar as lâmpadas quando não houver ninguém no cômodo. Pode-se ainda aproveitar a iluminação natural do sol, principalmente no verão.

Os cuidados precisam ser redobrados durante a noite, quando o consumo energético é maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário