A geração de emprego e renda será um dos pontos fortes na ação governamental a partir deste segundo semestre. A governadora Rosalba Ciarlini afirmou, durante a visita que fez à Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO) na noite desta quinta-feira (18), que a exemplo do que fez quando prefeita de Mossoró por três mandatos, investirá na capacitação e qualificação da mão-de-obra, especificamente para quem pretende abrir o próprio negócio.
Para esta ação, a Governadora informou que destinará R$ 10 milhões. “A miséria é combatida através da geração de emprego e renda. Sabemos o que deve ser feito, pois já temos uma experiência bem sucedida em Mossoró, quando estive na Prefeitura, e vamos expandir para todo o Rio Grande do Norte”, afirmou.
Para tanto, Rosalba Ciarlini informou que encaminhou o projeto ‘Mão Amiga’ para ser apreciado pela Assembleia Legislativa. Segundo ela, o documento foi encaminhado na quinta-feira (18/8). “Encaminhamos o projeto para a Assembleia Legislativa e vamos, tão logo seja aprovado pelos Deputados, trabalhar para fortalecer o pequeno e micro empreendedor e gerar emprego e renda em todo o Rio Grande do Norte”, disse.
A Governadora acrescentou que o cidadão que quiser abrir seu próprio negócio receberá o apoio necessário. “Tudo isso sem burocracia e sem avalista, que será o próprio governo”. Rosalba afirmou que já conseguiu apoio do Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que a Agenda de Fomento do Rio Grande do Norte também terá condições de chegar aos pequenos e micro empreendedores.
Rosalba Ciarlini disse que as ações relacionadas à geração de emprego e renda direcionada ao trabalhador que queira abrir o próprio negócio será efetivada por meio do projeto ‘Mão Amiga’. “Esse projeto é para o trabalhador abrir e montar o seu próprio negócio. O potiguar que quiser abrir um negócio terá a mão amiga do Governo do Estado”, comentou a governadora.
Segundo a Governadora, o projeto ‘Mão Amiga’ será desenvolvido em todas as regiões do Rio Grande do Norte, levando em consideração as particularidades regionais. “Se o forte de determinada região for a agricultura, por exemplo, o secretário Betinho Rosado poderá ajudar. E se for em outras áreas da economia, o potiguar terá total apoio do Governo”, afirmou.
FICRO
As afirmações da Governadora foram feitas na visita que fez à Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), que está em sua 24ª edição. “Lembro quando a Ficro começou e já mostrava a sua força. Naquela época, a luz se acendia no cenário mossoroense para o progresso”, disse. A Feira foi iniciada em 1988. “Essa é uma feira de trabalho, de luta e do reconhecimento de todos que fazem esta terra”, afirmou a Governadora.
A Governadora frisou que o Governo do Estado aposta nas peculiaridades regionais para que se possa investir e, com isso, atrair empresas e fomentar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte de maneira integrada.
Rosalba Ciarlini citou o investimento em Baraúna, na região Oeste do Estado, como exemplo. “Baraúna está com uma área com um grande distrito industrial. O nosso governo incentivou, há pouco tempo, a instalação de uma indústria de cimento. Trabalhamos dessa forma, incentivando e atraindo empresas e indústrias que possam gerar emprego e renda, bem como favorecendo o popular a abrir o seu próprio negócio”, comentou.
Ainda na área da economia e das particularidades regionais, a governadora Rosalba Ciarlini informou que está trabalhando para viabilizar a construção de 10 escolas profissionalizantes no Rio Grande do Norte, das quais oito já tiveram a ordem de serviço assinada.
Ainda segundo a Governadora, estas escolas trabalharão de maneira integrada com a economia regional, fortalecendo a tendência e a realidade regionais. “A ação será de forma integrada, combatendo o desemprego com medidas concretas e efetivas”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário