Pages

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Deputados vão destinar recursos do Orçamento da União para a construção de agências da Previdência no RN

RN 039 copy A bancada federal do Rio Grande do Norte vai reservar parte dos recursos das emendas federais ao Orçamento Geral da União (OGU) para a construção de agências da Previdência no Estado. O acerto foi fechado hoje (19) em reunião com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.
Desde o início do mês ele vem fazendo reuniões do tipo com as bancadas de todos os estados no sentido de assegurar recursos para a construção de agências previstas no Plano de Expansão de Atendimento (PEX). Em todas os encontros do tipo os deputados dos respectivos estados concordaram com a estratégia de reservar recursos para a construção de novas unidades previdenciárias.

Com o Rio Grande do Norte não foi diferente. A proposta apresentada pelo ministro Garibaldi Alves foi a de que cada deputado reserve parte de suas emendas individuais ao Orçamento para acelerar a construção das novas agências da Previdência no Rio Grande do Norte. Os deputados que participaram da reunião – Sandra Rosado, Fátima Bezerra, Felipe Maia, Fábio Faria e João Maia – concordaram com a sugestão.
O Plano de Expansão das agências do INSS, iniciado em 2009, previa a implantação de 720 novas unidades. Até o momento, 86 novas agências já foram inauguradas. A expectativa é que até o final de 2014, as 634 unidades restantes sejam entregues à população.
No Rio Grande do Norte, das 12 agências previstas no PEX, apenas uma foi inaugurada, em Touros. A unidade de Angicos, inaugurada em agosto, não faz parte do Plano.  As unidades de Baraúna e São Miguel estão com as obras sendo finalizadas. As demais estão precisando de recursos financeiros: Canguaretama, Extremoz, Goianinha, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu.
Antes de reunir-se com os deputados, na Câmara, o ministro Garibaldi Alves recebeu em seu gabinete a bancada federal de Rondônia. Os senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz e os deputados federais Marinha Raupp, Carlos Magno, Mauro Nazif, Natan Donadon, Milton Capixaba, Padre Ton e Lindomar Garçon concordaram em colaborar com o Ministério para viabilizar a construção de agências em Ariquemes e São Miguel do Guaporé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário