Pages

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Rosalba Ciarlini lança programa queoferece cursos profissionalizantes para alunos da rede pública

A governadora Rosalba Ciarlini lança nesta terça-feira (18), às9h, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Seec), o ProgramaNacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) no Rio Grande doNorte. Ainda este ano as escolas da rede pública estadual vão oferecer aos seus estudantes 3,7 mil vagas em diversos cursos profissionalizantes no InstitutoFederal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial(Senac). Nove cidades do RN serão contempladas nesta primeira etapa.

Na solenidade, também estarão presentes a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, e dirigentes das instituições parceiras. “Esse programa é de grande importância para a sociedade e para o Estado. Ele é um programa que relaciona a formação educacional com a do trabalho. O Pronatecfortalece a escola pública e abre maiores perspectivas de aprendizagem para o estudante”, afirma a secretária Betânia Ramalho.

As escolas estaduais vão oferecer este ano 3.721 vagas para cursos de qualificação (curta duração) através do Pronatec – FIC (Formação Inicial Continuada). As cidades contempladas são Assu, Mossoró, Caicó, Santa Cruz,Coronel Ezequiel, Jaçanã, Macaíba, Parnamirim e Natal.

Os cursos serão nas áreas de Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Operador de Sistemas de Irrigação, Operador de Computador, Almoxarife, Garçom, Mecânica e Manutenção de Motocicletas, Mecânica e Manutenção em Motores Diesel, Montagem e Manutenção de Computadores,Agente de Inspeção de Qualidade, Operador de Processos Químicos Industriais, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Armador de Ferragem.

Também serão oferecidos cursos de Operador de Sondas de Perfuração, Soldador Manual de Solda Branca, Torneiro Mecânico, Instrumentista Industrial, Operador de Máquinas da Construção Civil, entre outros.

Cabe ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação,fazer a pré-seleção dos alunos para que as instituições ofertantes dos cursos efetivem as matrículas. A pré-seleção será feita através de um site da SEEC criado especificamente para esta finalidade. O Estado também será o responsável, em parceria com as instituições que oferecerão os cursos, pela divulgação do Pronatec no Rio Grande do Norte.

Dia 31 de outubro é a data prevista para início da pré-seleção. O pré-selecionado terá seu nome postado no site da Secretaria de Educação(www.seec.rn.gov.br). Os cursos deverão ter início no mês de novembro deste ano.

Pronatec

O Pronatec é um programa do Ministério da Educação que tem porobjetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada paratrabalhadores.

O Ministério da Educação pactuou com o Governo do Estado, IFRN,Senac e Senai, criando uma ampla frente para concretizar a expansão e ademocratização da oferta de cursos profissionalizantes. Para este ano serãoofertados cursos de qualificação (Pronatec – FIC) que serão oferecidos no contraturno das atividades escolares dos alunos na rede estadual de ensino.

A implantação do Pronatec na rede estadual de ensino irá fazer comque o aluno esteja os dois turnos (manhã e tarde) estudando. Isso vai auxiliarno processo de criação da Escola em Tempo Completo.A oferta de cursos atenderá alunos quetenham alfabetização (letramento inicial), que estejam cursando o EnsinoFundamental, e que tenham o Ensino Médio incompleto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário