Pages

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

EMPARN desenvolve sistema de controle da mosca minadora

A mosca-minadora, Liriomyza sativae, é hoje uma das principais pragas da cultura do melão na região de Mossoró/RN. A EMPARN vem desenvolvendo pesquisas direcionadas ao controle biológico desse importante inseto desde 2009 em parceria com a ESALQ/USP e com financiamento do CNPq.

No início deste mês, o pesquisador Tiago Costa Lima defendeu sua tese de doutorado na ESALQ/USP, sob o título: “Bioecologia e competição de duas espécies de parasitoides neotropicais (Hymenoptera: Braconidae e Eulophidae) de Liriomyza sativae Blanchard, 1938 (Diptera: Agromyzidae)”. A pesquisa realizada em parte na EMPARN visou estudar a potencialidade de duas espécies de inimigos naturais coletadas no RN como agentes de controle biológico da mosca-minadora.

Paralelamente, desenvolveu-se um sistema de multiplicação desses parasitoides em laboratório para a produção em larga escala. A estrutura de criação massal desses insetos está funcionando no laboratório de Entomologia da EMPARN no Jiqui.

O projeto está em andamento sendo a próxima etapa desenvolvida na atual safra do melão, em área comercial no município de Baraúnas, para testar a eficiência desses agentes biológicos em campo. Há uma grande expectativa quanto ao sucesso no controle da mosca minadora do melão no campo quando da utilização de agentes biológicos (insetos parasitóides) para o controle dessa praga uma vez que essa técnica de controle permitirá dentre outras vantagens, a redução dos custos de produção e minimização dos problemas ambientais decorrentes do uso abusivo de inseticidas.

MASSAS BOM GOSTO BOM GOSTO É QUALIDADE EM SUA MESA RUA JOSÉ MATIAS Nº 122 CENTRO CEP 59374-000 CARNAUBA DOS DANTAS-RN.Fone: (84) 34792126

anigif

Nenhum comentário:

Postar um comentário