Pages

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Programa que oferece cursos profissionalizantes para alunos do ensino médio foi lançado pela Governadora

Governadora e sec Betânia Ramalho participam do lançamento do Pronatec - Elisa Elsie (3)O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) foi lançado aqui no Estado na manhã desta terça-feira (18), no auditório da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC). O Pronatec é um programa do Ministério da Educação que tem por objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

O programa será iniciado pela capital, depois implantado nas escolas das cidades pólo e gradativamente ampliado para atender todo o Rio Grande do Norte.

A Governadora Rosalba Ciarlini informou que inicialmente serão oferecidas 3.200 vagas, mas com a perspectiva de se chegar a oito mil vagas. “Este é um programa que estamos fazendo em parceria com o sistema ‘S’. O aluno do ensino médio vai ter a oportunidade de aprender um curso técnico. O jovem que está no ensino médio precisa de uma preparação para entrar o mercado de trabalho. Esse sistema vai transformar nossas escolas em escolas técnicas estaduais”, concluiu.

Para a secretária de Estado de Educação, Betânia Ramalho, o projeto tem a finalidade de traçar uma nova trajetória para a educação pública de nível médio. “O Pronatec vai conciliar a formação escolar com a formação profissional. É o primeiro passo para institucionalizar a escola de tempo integral”, explicou a secretária.

Betânia disse também que o programa irá melhorar o currículo escolar do alunado, uma vez que “os parceiros do Pronatec são as instituições especializadas na formação do jovem para o mundo do trabalho” se referindo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), parceiros do programa com o Governo do Estado.

Segundo Betânia Ramalho, o Pronatec vai promover um pacto positivo na área da educação. “A escola vai precisar se reestrutura e com isso quem ganha é o aluno, porque ele vai perceber o sentido de tudo que o mundo do trabalho pode possibilitar”, concluiu Betânia.

O Lançamento do Pronatec contou com a presença do deputado Hermano Morais; da pro-reitora de ensino do IFRN, Anna Catharina; do prefeito de Assu, Ivan Júnior; do secretário Municipal de Educação de Natal, Walter Alves; do Diretor Regional do Senai, Rodrigo Diniz Mello; do diretor regional do Senac, Helder Cavancanti Vieira, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário