Pages

sexta-feira, 23 de abril de 2010

José Serra lista potencial do RN e promete investimentos

Pré-candidato tucano ao Planalto visita Natal, promete obras "essenciais" para o Estado e diz que foi o político que "fez mais" pelo Nordeste.

Em visita a Natal, onde se encontrou com empresários potiguares nesta quinta-feira (22), o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, procurou demonstrar familiaridade com as demandas do Rio Grande do Norte, prometeu realizar obras que disse considerar “essenciais” para o Estado caso se torne presidente e, para livrar-se da pecha de “anti-nordestino”, atribuída pelos seus adversários, afirmou que realizou mais ações em favor do Nordeste que qualquer outro político.
“Eu sou o político que, individualmente, mais fez pelo Nordeste”, declarou, acrescentando que “os dados comprovam” o que disse. José Serra negou que o discurso faça parte de sua estratégia para se contrapor à popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na região.

Foto: Elpídio Júnior

“Quando eu era constituinte, criamos o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste. A iniciativa foi minha. Eu botei o Prodetur [Programa de Desenvolvimento do Turismo] para andar quando era ministro do Planejamento. Esse é um programa importante para o Rio Grande do Norte e para o Nordeste”, argumentou.
José Serra reivindicou ainda a paternidade do Proágua (Programa de Desenvolvimento Sustentável de Recursos Hídricos para o Semi-árido Brasileiro), dizendo-se responsável pela negociação do empréstimo de R$ 600 milhões com o Banco Mundial para implantação do projeto.
“Eu negociei esse empréstimo para investimento na área de águas, que permitiu inclusive a construção da adutora de Mossoró”.
O presidenciável tucano destacou que, durante sua gestão à frente do Ministério da Saúde, duplicou os recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), implantou o PSF (Programa de Saúde da Família) e aumentou de 18 para 451 o número de equipes do programa no Rio Grande do Norte.
“Tem coisa para mostrar e eu acho legítimo. Agora, tem mais coisas a serem feitas no futuro. É importante mostrar o que se pensa sobre hoje e o que se pretende fazer para a população serenamente analisar”.
Potencialidades do RN
Durante o almoço-palestra promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), José Serra pontuou aquelas que, em sua opinião, são as “questões fundamentais para o Rio Grande do Norte”. Entre elas, citou a necessidade de investimentos no turismo, energia eólica e solar, carcinicultura, irrigação e infraestrutura aeroportuária.

Foto: Elpídio Júnior

“O Rio Grande do Norte, do ponto de vista turístico, é o Estado mais privilegiado país. É preciso fortalecer o turismo para gerar mais empregos”, comentou.
José Serra insistiu neste tema, afirmando que “a questão do desenvolvimento passa pelo emprego”. Ele garantiu que, caso consiga eleger-se presidente, vai manter o “Bolsa Família”, mas disse que é preciso “aperfeiçoar” o programa.
“As famílias [assistidas pelo programa] tem que ter oportunidade de emprego para os seus filhos. Isso pressupõe duas coisas: grandes investimentos estruturantes para incentivar o investimento privado e qualificação dos jovens para a vida profissional”, receitou.
O ex-governador de São Paulo advertiu que os projetos de energia eólica e solar no RN “precisam ser acelerados”. Ele deu exemplo do programa habitacional que implantou em seu governo, cujas casas eram abastecidas com energia solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário