Pages

quinta-feira, 22 de abril de 2010

José Serra: "Nenhum político fez mais pelo Nordeste do que eu"

Em visita ao Rio Grande do Norte, o pré-candidato à presidência da República destacou ações que fez pela região enquanto ministro do governo FHC.

jose serraO pré-candidato à presidencia da República, José Serra (PSDB), disse agora há pouco que nenhum político brasileiro havia feito mais pelo Nordeste do que ele. Ao comentar a declaração, Serra garantiu que existem dados que comprovam isso.
Para justificar a afirmação, o pré-candidato citou o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, matéria da qual foi relator. Segundo ele, o Fundo foi uma iniciativa sua, com a colaboração de outros parlamentares.
Enquanto ministro do Planejamento e Orçamento (1995-1996) do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), Serra disse que “botou o Prodetur pra andar”. Citou também o Proágua, que teria sido ideia sua. Através de financiamento do Banco Mundial, foram mais de R$ 600 milhões de investimentos na área de água, o que, segundo ele, permitiu inclusive a construção da adutora de Mossoró.
Já como ministro da Saúde, Serra disse ter duplicado os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o pré-candidato disse que aumentou em mais de 433 o número de equipes do Programa de Saúde da Família no Rio Grande do Norte, que era de 18, quando assumiu o Ministério. Destacou ainda o mutirão das cataratas, que, segundo ele, realizou a retirada de cataratas no Nordeste.
“Portanto, tenho coisas pra mostrar. Acho legítimo falar daquilo que fiz”, destacou.
José Serra finalizou acrescentando que “ainda há muitas coisas para serem feitas. O Nordeste e o Rio Grande do Norte podem mais”, disse.
Em visita ao Nordeste, o pré-candidato do PSDB à presidência vem adotando o discurso de que conhece a região, como estratégia para diminuir a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como barrar o favoritismo de sua pré-candidata, a ex-ministra Dilma Rousseff, na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário