Pages

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Prefeitura de Currais Novos e DNOCS anunciam perfuração de 46 poços no município

  SONY DSCO prefeito Vilton Cunha e o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS José Eduardo Alves anunciaram no início da tarde desta quarta-feira (22) no “Palácio Raul Macedo” a perfuração e instalação de 46 poços que irão beneficiar as zonas urbana e rural de Currais Novos. O encontro também contou com a presença do ex-prefeito Zé Lins, vereadoras Maria Aparecida “Dadá” e Celinha, secretários municipais Eugênio Lins (SEMTHAS), Alcindo Alex (Obras e Infraestrutura), Joadi Silva (Agricultura), Hênio Othon (Controladoria),  do coordenador de meio ambiente Daniel Gustavo, e da imprensa local. Enfrentando a pior seca da história e o baixo nível dos reservatórios, Currais Novos e Acari solicitaram ao DNOCS RN ações importantes para a convivência com a seca, e o órgão prontamente atendeu as reivindicações e irá realizar a perfuração e instalação de 46 poços em Currais Novos e 15 em Acari (número proporcional ao de habitantes, segundo o coordenador), que atenderá as populações urbanas e rurais. “Temos um trabalho árduo em buscar soluções que amenizem a falta d’água, sempre buscando ações como a perfuração e instalação de poços no município”, disse Vilton, que agradeceu ao coordenador pela perfuração de 12 poços no município em 2013. De acordo com José Eduardo, a perfuração deverá ter início após o dia 10 de novembro e os serviços serão executados em no máximo 02 meses, e a instalação das eletrobombas ficará a cargo da Prefeitura após solicitação à COSERN para a ligação do bombeamento. “Na próxima segunda-feira (27) iremos enviar uma equipe aos municípios para definir os melhores locais para a perfuração nas localidades indicadas”, disse Eduardo. Na zona urbana, o prefeito Vilton Cunha afirmou que os poços serão perfurados em espaços públicos, como escolas, hospital, e a água será distribuída para estes órgãos e para a população que necessitar.

         Na zona urbana serão perfurados poços nos seguintes bairros e órgãos: Radir Pereira, Centro de Zoonoses, Conjunto Gilberto Lins, Conjunto Tetê Salustino, Hospital Regional, Santa Maria Gorete, Gilberto Pinheiro, Silvio Bezerra de Melo, Parque Dourado 1 e 2, JK, Paizinho Maria, CAIC e Centro. Na zona rural serão perfurados poços nas comunidades: Totoró (apoio ao sistema existente), Totoró de Baixo, Maxinaré, Cachoeira, Trangola, Totoró de Cima, Malhada Limpa, Macacos, PA Manoel Wilton, Maniçoba de Cima, Catunda, Serrinha, Santana, Poço de Serra, Povoado Cruz, Malhada da Areia, Santo André, São Sebastião, Malhada de Dentro, Olho D’Água dos Brandões, Liberdade, Pedra Preta, Barra da Areia, Serrote do Melo, Mirador, São Sebastião (novo abatedouro), Riacho da Craibeira, Gangorra, Maxixe/Ubaieira e Namorados.

         Além dos 46 poços que serão perfurados e instalados, o DNOCS atendeu o pedido do Prefeito Vilton Cunha e irá instalar 09 pequenos sistemas de distribuição de água na zona rural, que beneficiará mais de 150 famílias. As comunidades beneficiadas serão: Pedra Preta, Maxinaré, Maniçoba, São Rafael, Malhada de Dentro, PA. Alagoinha, PA Trangola, Malhada da Areia e Namorados.

         Sobre a execução da adutora de engate rápido, José Eduardo afirmou que no próximo dia 04 de novembro será realizada a licitação para a construção do sistema que abastecerá Currais Novos e Acari a partir da Barragem Armando Ribeiro. Incluída no PAC do Governo Federal, a obra após licitada deverá ter início em janeiro e um prazo de execução de 10 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário