Pages

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Governador participa de reunião comemorativa dos 50 anos do Conselho Estadual de Cultura

Comemoração do conselho estadual de Cultura fot Ivanizio Ramos 3[4266]O Conselho Estadual de Cultura completa, nesta quinta-feira (5), 50 anos de implantação. De forma comemorativa, os conselheiros se reuniram na noite desta quarta (4), na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. O encontro contou com a participação do governador Robinson Faria e da secretária de Educação, Cláudia Santa Rosa.

Na ocasião, Robinson destacou as ações do Estado no fortalecimento da cultura do RN. Os investimentos ultrapassam R$ 30 milhões com recursos do Governo Cidadão, através do acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial. Foram citadas, entre outras ações, a conclusão das reformas no Museu Café Filho, em Natal, e o Adjuto Dias, em Caicó, e outras licitações em andamento e para serem finalizadas.

“Na oportunidade em que o Conselho Estadual de Cultura completa 50 anos, trouxe um balanço das nossas ações em prol do setor nesses quase quatro anos de mandato. Tivemos o Conselho como nosso parceiro e não poderia deixar de parabenizá-los pelo trabalho desenvolvido, sempre auxiliando o governo nos assuntos voltados para o desenvolvimento cultural do RN”, destacou o chefe do Executivo estadual.

O Conselho conta com 12 membros com mandato de seis anos. O atual presidente é o médico e escritor Iaperi Araújo, que soma cinco anos no cargo. “Nunca na história deste Conselho houve uma participação do Governo do Estado tão intensa. Aqui não evidenciamos somente os investimentos na recuperação do patrimônio cultural, como também os mais de R$ 20 milhões de renúncia fiscal que apoiam a Lei de Incentivo à Cultura, beneficiando os nossos artistas locais”, enfatizou o presidente.

A instituição tem caráter consultivo e é voltada para preservação do patrimônio histórico, artístico e paisagístico do estado. O Conselho promove o tombamento de bens patrimoniais e a memória das pessoas que colaboraram com a cultura e também elabora anualmente o Plano Estadual de Cultura, sugerindo medidas para a aperfeiçoamento e ampliação das  atividades do governo. Além disso, emite pareceres sobre subvenções e auxílios concedidos Estado às entidades privadas de natureza cultural.

O Conselho é formado pelos membros: Diógenes da Cunha Lima, Valério Mesquita, Paulo Heider, Eulália Barros (vice), Paulo de Tarso Correia de Melo, Nelson Patriota, Paulo Macedo, Cícero Martins, Ivan Lira de Carvalho, Sonia Faustino, Alex Medeiros e Mário Ivo Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário