Pages

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Gripe preocupa população e médica explica como se prevenir

Natal, 18 de abril de 2018 – Durante esse período chuvoso no Rio Grande do Norte, os casos de gripes em crianças, principalmente, são intensificados. A doença, causada por vírus, chega a ter sintomas severos como explica a médica Kallydya Pasqually, pediatra do Hapvida Saúde.

”Em média, o tempo da gripe dura cerca de 7 a 10 dias sendo causada pelo vírus influenza e seus subtipos que podem levar o quadro a registrar febre, tosse, dores de cabeça, nos músculos e articulações”.

Agora, com os registros de Gripe H1N1 no país, o alerta dos especialistas em prol da saúde de toda a população também é levado com atenção. Segundo a médica, a gripe tende a se complicar mais, principalmente em idosos, bebês e pessoas com baixa imunidade, podendo evoluir o quadro clínico.

A pediatra alerta que quando surgir febre alta, maior que 39,5 ºC, permanente, é extremamente importante procurar um médico. Esse tipo de gripe é transmitido da mesma maneira que a gripe comum e deve ser tratado imediatamente.

Vacina H1N1

Segundo a pediatra do Hapvida, a gripe A, causada pelo vírus H1N1, causa sintomas mais intensos, sendo mais preocupante em idosos e bebês, por isso é um público ao qual a vacina é direcionada de forma mais insistente e gratuita.

Cuidados

Os cuidados que podem ser adotados para reduzir as chances de contaminação pelo vírus, ou mesmo transmissão para outras pessoas, são: lavar as mãos com água e sabão (principalmente depois de usar o banheiro); evitar tocar olhos, nariz ou boca após contato com superfícies onde há aglomeração; usar lenço ao tossir e espirrar.

Registros

No Brasil, foram registrados 286 casos de influenza até abril deste ano com 41 casos de óbitos. Entre os do tipo H1N1, 116 registrados com 16 óbitos. As informações são do Ministério da Saúde.

Nesta última quarta-feira (18), o Ministério da Saúde lançou Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza com objetivo de reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da influenza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário