Pages

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Robinson abre curso de intervenção penitenciária para 51 agentes

O governador Robinson Faria participou nesta segunda-feira, 30, da abertura do I Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC) para 51 agentes e policiais estaduais e federais. Esta é a primeira vez que o curso é realizado no Rio Grande do Norte, uma ação do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Sejuc).
O curso vai preparar pessoal para pronta intervenção nas diversas situações da rotina carcerária no Sistema Penitenciário. Para realizar o curso, se inscreveram 140 agentes do RN e de outros 14 estados do país. Deste total foram selecionados 51, de nove estados: RN, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Alagoas, Bahia e Acre.
"Vivemos um momento difícil no Brasil e nos Estados. Nunca tivemos uma política pública de segurança, o crime organizado cresceu e se fortaleceu, o tráfico de drogas está em todo lugar. Agora estamos pagando a conta. E isto exige muito de nós, governantes, mas também de toda a sociedade. Aqui no Rio Grande do Norte enfrentamos e vencemos a crise do sistema penitenciário. Investimos na recuperação e construção de presídios, aquisição de equipamentos e veículos, valorizamos os policiais com a efetivação das promoções e realizamos concurso público para contração de 571 agentes. Agora estamos treinando agentes e policiais como vocês que estão aqui hoje, que vão contribuir muito para vencermos também a crise da segurança pública e dar tranquilidade à população", afirmou Robinson Faria.

O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Mauro Albuquerque disse que “o sistema penitenciário do RN entra numa nova fase. Este curso vai treinar profissionais para ações que exigem pronta intervenção, profissionais que entram em ação para resolver os problemas. Este curso é de fundamental importância para o sistema penitenciário", afirmou, para acrescentar: "É com profissionalismo, trabalho e dedicação que vamos fazer a diferença e melhorar a segurança pública".
O curso tem duração de 18 dias em completa imersão e 200 horas/aula ministradas por instrutores da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE-DF), Grupo de Operações Especiais (GOE-RN), além de instrutores de áreas específicas.
Os participantes do CICRR serão habilitados a atuar diretamente na solução de conflitos no interior dos estabelecimentos prisionais, aplicando procedimentos e técnicas adequadas, dentro da legalidade e do uso diferenciado da força. O curso também vai preparar uma Força Tática com capacidade de atuação em toda a região Nordeste.
A solenidade de abertura do curso aconteceu no auditório da Escola de Governo, no Centro Administrativo em Natal, e contou com a presença dos secretários de Segurança Pública, Sheila Freitas, do comandante da Polícia Militar, coronel Osmar Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Monteiro Junior, delegado adjunto da diretoria-geral da Polícia Civil, Gustavo Santana, diretor-geral do Itep, Marcos Brandão, representante do Ministério Público do RN, promotor Vitor Medeiros, Maiquel Mendes, secretário adjunto da Sejuc e Dayme Araújo, coordenador de administração penitenciária da Sejuc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário