Pages

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Robinson Farias lança Plano Penitenciário com metas para os próximos 5 anos

31.07 Lançamento do Plano Diretor do Sistema Penitenciário - Foto Rayane Mainara (1)O governador Robinson Faria assinou nesta segunda-feira, 31, o Plano Diretor do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte – Pladispen/RN. O documento define metas e ações para os próximos cinco anos com etapas de curto, médio e longo prazos, envolvendo ações integradas de seis secretarias de Estado: da Justiça e Cidadania, Segurança e Defesa Social, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Esportes, Saúde e Infraestrutura.

Robinson Faria explicou que várias ações já estão em curso como a recuperação e readequação de unidades prisionais, a construção dos novos presídios em Ceará Mirim e Afonso Bezerra, a contratação de novos agentes penitenciários, ações de saúde.

“Estamos inovando, quebrando paradigmas. O Plano define linhas e ações, estabelece metas, evita a acomodação e traz uma nova era para o sistema prisional que precisa funcionar bem para melhorar a segurança pública como um todo”, enfatizou Robinson Faria.

Também serão iniciadas ações visando a ressocialização dos apenados através do trabalho em hortas, reciclagem de materiais, esporte, equipes de manutenção, alfabetização e formação profissional. O coordenador do Sistema Penitenciário estadual e presidente da Comissão do Pladispen, general Carlos César Araújo Lima, explica que o plano atua em três frentes, a da modernização da gestão, da reintegração social e da justiça, através da Defensoria Pública Estadual.

O Pladispen prevê investimento de R$ 299 milhões até 2022 e também conta com um Comitê Gestor que acompanha a execução das ações e a aplicação dos recursos, já a partir de hoje.

A solenidade, realizada no auditório da Governadoria, contou com a presença  do vice-governador Fábio Dantas, dos secretários de Estado do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, da Justiça e Cidadania, Luis Mauro Albuquerque, da Comunicação, Juliska Azevedo, da Saúde George Antunes, do Esporte, Canindé França,  do secretário adjunto da Sesed, Osmar Oliveira, do comandante da Polícia Militar, André Azevedo, do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Expedito Ferreira, de representantes do Ministério Público Estadual, Wendell Bethoven e Victor Emanuel, e do presidente da OAB, Paulo Coutinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário