Pages

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Grupo Araruna e Boi-de-Reis de Manoel Marinheiro abrem XV Encontro de Cultura Popular

O Agosto da Alegria traz dentro de sua programação o XV Encontro de Cultura Popular, evento que começa nesta terça-feira (16) e segue até 22 de agosto, reunindo apresentações de grupos artísticos locais. As apresentações acontecerão sempre às 19h no Palácio Potengi, localizado na Praça Sete de Setembro, Cidade Alta.

Hoje – primeiro dia do Encontro –, se apresentarão os grupos Araruna e Boi-de-Reis de Manoel Marinheiro. O Araruna é um grupo de dança típica do Rio Grande do Norte, composto por dançarinos vestidos em preto e branco, com roupas elegantes inspiradas nas vestimentas da aristocracia do século 19. Os homens de casaca e cartola, as mulheres com longos vestidos rodados e estola cobrindo os ombros.

Já o Boi-de-Reis de Manoel Marinheiro é um auto popular que trata da morte e ressurreição de um boi. Vestidos com um figurino feito com fitas coloridas e espelhos, os personagens cantam e dançam cantigas antigas ao som da rabeca. Ele foi encenado pelo Mestre Manoel Marinheiro por mais de 60 anos e atualmente é representado por seus descendentes.

Participarão, ainda, do XV Encontro de Cultura Popular os grupos: Boi-Calemba Pintadinho e Pastoril Dona Joaquina (17/08); Coco-de-Roda de Dona Dorinha e Boi-de-Reis de Dona Cecília (18/08); Rei-de-Congo do Mestre Babá e Congos de Calçola (19/08); Irmandade São Sebastião e Boi-de-Reis Estrela do Oriente (20/08); Congos de Calçolas e Lapinha de Maxaranguape (21/08); Boi-de-Reis de Baile e Maneiro Pau (22/08). 

Texto: Ana Paula Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário