No turismo um resultado positivo conquistado é reflexo de trabalho planejado e executado há pelo menos dois anos. E é com essa visão estratégica que o Governo do RN, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo do RN e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) tem apresentado, de forma constante, números de crescimento no fluxo turístico no Estado.
Após crescimentos consecutivos nos últimos meses, o mês de Junho – comumente considerado um dos piores do ano para o setor – não fugiu à regra e registrou alta de 2,9% no fluxo turístico pelo Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, segundo dados fornecidos pelo Consórcio Inframérica. O percentual representa um acréscimo de 4.566 turistas no Estado, se comparado com o mesmo mês em 2016.
No acumulado do primeiro semestre, entre janeiro e junho, o RN tem saldo positivo de 7,2% ou 81.475 turistas a mais do que os primeiros seis meses do ano passado. Os números representam uma injeção de mais de R$ 12 milhões ao cofre do Estado neste mês de junho, ou mais de R$ 220 milhões em receita gerada pelo turismo no primeiro semestre de 2017.
“Divulgar e promover nosso Estado em feiras e eventos nunca é demais. É um trabalho que só gera resultado com a continuidade, sobretudo no mercado internacional, quando se espera dois ou três anos para colhermos o que plantamos. E ainda temos muito que colher”, destacou o titular da pasta do Turismo estadual, Ruy Gaspar.
Como exemplo, a Setur e a Emprotur estiveram no último fim de semana na oitava edição do Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, mais uma vez promovendo, com exclusividade, uma Noite Potiguar para vendes destinos dos cinco pólos turísticos do Estado para mil agentes de viagem. Evento realizado pelo Governo do RN com recursos do Governo Cidadão via acordo de empréstimo com o Banco Mundial e apoio da Fecomércio, ABIH/RN e prefeitura de Tibau do Sul.
Para a presidente da Emprotur, Aninha Costa, várias ações bancadas pelo Governo desde o início da gestão contribuíram para os recentes resultados, desde a desoneração do querosene de aviação, às iniciativas de divulgação e promoção dos destinos, capacitações e estratégias de marketing, com fampress, famtrips e campanhas junto à Gol e à TAP.
Ainda segundo dados da Inframérica, a variação no número de voos no primeiro semestre de 2017, se comparado ao mesmo período do ano passado, foi de crescimento de 3,6%, ou 335 voos a mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário